202101200102

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Estudantes relatam a experiência de viver em República

Por: PRISCILA APARECIDA CRUZ TOSCHI

09/03/2006

Todos os anos inúmeros estudantes migram para Araraquara(SP), em busca do sonho da carreira acadêmica, deixando para trás suas casas, assumindo vidas novas em repúblicas estudantis compartilhando a rotina com outras pessoas que na grande maioria das vezes são desconhecidas.

Fabricia Perez, que mora na República "As Presepeiras", veio de Monte Alto(SP) para estudar na cidade. Hoje, é fonaudiologa formada e busca especialização. Ela diz que quando iniciou seu curso a vida estudantil lhe assustou no começo,mas agora não consegue voltar a viver novamente na casa dos pais.

Na casa onde mora vivem mais cinco meninas sendo todas de cursos diferentes em faculdades variadas levando a rotina da casa de uma forma descontraída.

A república organiza festas mensais com direito à página no Orkut .

Já a estudante Débora Silva, também moradora da república confessa: “há dias que esqueço um pouco das minhas responsabilidades, porém amo meu curso e nada para mim é mais importante que a carreira, mas faço parecer mais divertido", observa

Segundo ela, o custo de vida na república é bem tranqüilo. "Dividimos tudo e cada um arca com seus gostos pessoais e não falta nada na casa".

Segundo a psicóloga Beatriz Viana , de São Carlos(SP) ,especialista em conduta adolescente, se os pais visitarem com freqüência o adolescente participando da rotina da casa sem parecer invasão e conhecendo os novos amigos que dividem a casa, fica mais fácil de interagir com a rotina do adolescente mesmo à distancia.

"Quanto a transformação na conduta do estudante é inevitável, os garotos reagem de forma mais natural. As moças já lidam de forma mais delicada, cabe à família tentar estruturar o adolescente para que ele não confunda liberdade com libertinagem", ressalta.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI