[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
A coordenadora da pesquisa, professora da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Ângela Viana Fernandes, entrevistou 1.307 alunos dos ensinos fundamental e médio de instituições públicas e particulares, dos quais 14% admitiram se embriagar pelo menos uma vez por mês.
Além disso, sob o efeito da bebida, 30,5% afirmaram ter se envolvido em brigas, 14% faltaram à aula no dia seguinte e 9,5% dirigiram carro sem estar em condições adequadas.
A pesquisa ainda revela que o álcool é a droga preferida entre os adolescentes em Araraquara e região. Mais de 60% dos entrevistados experimentaram algum tipo de bebida alcoólica, enquanto 49,6% tiveram contato com o tabaco. Já 21% disseram entrar em contato com drogas ilícitas como a maconha e cocaína.
Toda a equipe que elaborou e produziu a pesquisa afirma que a veiculação de propagandas na mídia e a legislação branda sobre a comercialização de bebidas alcoólicas são os dois fatores que mais favorecem o consumo entre os jovens.
A dona de casa Arcília Rosani, de Matão, acha que é muito importante a participação ativa dos pais na vida desses jovens. "Nós, pais e responsáveis, temos de ter uma parcela de responsabilidade também em conduzir estes primeiros passos na adolescência. Uma família bem estruturada, educação de qualidade e o suporte em casa impedem que nossos jovens caiam nessas drogas, acabando com o futuro da nossa juventude”, afirma.
Ela já sentiu na pele, juntamente com toda a família, o problema do álcool na adolescência. Um de seus sobrinhos aos 11 anos já freqüentava bares e festas, consumia álcool excessivamente e sempre acabava no hospital tentando se recuperar. Aos 17 anos acabou internado em uma clínica de recuperação de dependentes químicos e alcoólicos, onde permaneceu durante um ano.
“Hoje graças ao apoio principalmente da família ele esta em finalização da recuperação, esta bem”, diz a tia do garoto.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI