202101190754

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Brasil é líder em vendas de remédios a base de anfepramona

Por: RICARDO AUGUSTO ITALIANO

07/03/2006

Remédios contra a obesidade, fabricados em farmácias de manipulação, colocam o Brasil como campeão de consumo de anfepramona, um produto farmacêutico derivado da anfetamina e que provoca diversos efeitos colaterais, além de dependência química.

A obesidade hoje no Brasil é um problema generalizado de saúde e provoca uma desesperadora procura por tratamentos para emagrecer. A farmacêutica Francine de Oliveira Costa, responsável por uma farmácia de manipulação no centro de São Carlos, diz que a cada 10 fórmulas elaboradas na farmácia, 7 são para emagrecimento. Dessas, 90% utilizam a anfepramona, substância da família da anfetamina como base, colocando o Brasil como um dos maiores consumidores mundiais deste tipo de droga.

Segundo dados confirmados pela farmacêutica, o Brasil já é o 1.º no ranking mundial das vendas de remédios de emagrecimento, ganhando de países como os Estados Unidos, Argentina e Coréia do Sul. Apesar da liderança em vendas, Francine diz que a aquisição dos remédios de emagrecimento que utilizam a anfepramona como base, não é tão fácil assim. Por se tratar de uma droga controlada, existe todo um processo de aquisição.

A pessoa que deseja utilizar este tipo de medicamente deve marcar uma consulta médica, e só após uma avaliação minuciosa pelo médico é prescrita uma receita controlada do tipo B, receita esta que é assinada e consta o nome, endereço, rg do paciente, além da dosagem e posologia do medicamento.

A receita médica tem validade de 30 dias e fica retida na farmácia, que presta contas à Vigilância Sanitária Municipal. Francine diz que o público alvo desse tipo de medicamento vai desde adolescentes que buscam um corpo perfeito até as pessoas idosas. A idade dessas pessoas varia de 16 a 50 anos, incluindo homens e mulheres.

O consumo da droga é vedado para mulheres gestantes ou que estejam amamentando, pessoas com hipertensão ou crianças abaixo de 12 anos. A anfepramona é um tipo de anorexígeno da família da anfetamina e sua função é agir diretamente na redução do apetite, forçando o emagrecimento.

Assim como as anfetaminas, a anfepramona não é um produto natural, e sim uma droga sintética derivada de vários componentes químicos. Age no organismo atuando no sistema nervoso central.

A farmacêutica diz que os efeitos colaterais do uso da anfepramona podem variar de paciente para paciente ou dosagem, mas os mais comuns entre os usuários são o nervosismo, ansiedade, taquicardia, secura da boca, constipação intestinal, insônia e depressão.

Ela ainda alerta que as drogas como a anfepramona e outras de efeitos anorexígenos, se utilizadas incorretamente, podem causar danos irreversíveis ao usuário como a dependência química, crises convulsivas, degeneração cerebral ou até mesmo levar a óbito.

Porém se os remédios de emagrecimento à base de anfepramona forem utilizado com prudência, acompanhamento médico, alimentação balanceada e prática de esportes o resultado é satisfatório, levando o usuário a alcançar seu objetivo em curto tempo, podendo até reduzir os efeitos colaterais.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI