Ageuniara

Projeto propõe envelhecimento saudável

Por: DAVID CHAVES FUGAZZA

30/11/2005

Há três anos desenvolvido na Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar), o projeto “Envelhe-Sendo” é voltado a pessoas em processo de envelhecimento. É uma proposta de trabalho em Terapia Ocupacional que busca um envelhecimento saudável com qualidade de vida.

Quando os interessados procuram o serviço, respondem a um questionário para levantar suas necessidades pessoais. Essas questões visam apontar as dificuldades de ordem social, familiar, corporais.

A maioria dos que fazem parte do projeto são aposentados ou recém aposentados incomodados com o órcio e com a falta de perspectiva de uma interação social. Alguns apresentam quadro de depressão.

O projeto visa prevenir os aspectos negativos do envelhecimento e estimular a auto estima. ”Muita gente não gosta de ir a bailes, que é um local de encontro, por isso vem ao projeto conhecer pessoas novas e a gente trabalha essa interação entre elas”, declara Márcia Pontes Mendonça, coordenadora do projeto.

O número de participantes é bem variado. Atualmente são dez pessoas. “O maior problema é que quando as pessoas melhoram, elas param de freqüentar”, diz Márcia.

No grupo é bastante trabalhada a expressão corporal, a redescoberta do próprio corpo, mas não as funções motoras e sim a consciência corporal de como despertar as sensações, a criatividade, a expressão, pois essa é a forma de se comunicar com o mundo.

“A minha vida mudou depois de participar do grupo. Eu estava ficando deprimida, sozinha e depois desse trabalho tive vontade de viver novamente", diz a aposentada Vera Martins, que inclusive começou a freqüentar a Faculdade da Terceira Idade - conjunto de atividades específicas para essa faixa etária, oferecido pelo município.

Para participar do Envelhe-Sendo basta estar se sentindo em processo de envelhecimento, independente da idade. Para fazer inscrição, basta ligar para os telefones: (16) 3351 –8347, (16) 3351-8645 ou comparecer ao Departamento de Terapia Ocupacional na UFSCar, na Rodovia Washington Luis Km 235 – São Carlos-SP.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/