Ageuniara

Projeto"Sebrae na Rua" é destaque em Araraquara

Por: HELIENE GEORGIA FIGUEIREDO

17/11/2005

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Araraquara(SP) realiza nos dias 1,2 e 3 de dezembro, na Praça "Pedro de Toledo" o projeto “Sebrae na Rua”, um evento que visa a integração e a aproximação dos micros e pequenos empreendedores aos serviços oferecidos pelo Sebrae. O evento acontecerá das 9h às 18h.

O “Sebrae na Rua” já existe há dois anos no Estado de São Paulo, onde promove uma série de rodadas em alguns municípios e pela primeira vez o projeto acontece em Araraquara.

Neste evento serão apresentados os serviços prestados pelo Sebrae, além de palestras sobre planejamento empresarial, abertura de empresas e também uma apresentação teatral.

O evento contará ainda com vários cursos, oficinas e palestras gratuitos, porém com vagas limitadas que deverão ser preenchidas através de inscrições antecipadas no próprio Sebrae.

O Sebrae levará uma amostra de seus serviços para os micro-empresários, para os empreendedores e a população, em geral, que ainda não conhece os seus serviços.

Entre as novidades destacam-se o “Connect Bus”, um ônibus com acesso à internet; a escola móvel Sest Senat, que estará promovendo o curso de Direção Defensiva e a unidade móvel de panificação do Senai que estará com a oficina de Confeitaria artesanal de doces e biscoitos.

O Sebrae oferecerá espaço aos bancos para explicarem sobre as linhas de crédito e estará com quatro trailers no local assessorando e tirando dúvidas dos visitantes.

Nos trailers, serão oferecidos atendimento sobre linhas de crédito, formação de preço e venda, legislação, plano de negócios, como planejar a viabilidade do negócio, sobre a empresa e os novos tempos, lidando com a inadimplência, sobre a análise de viabilidade de negócios, custos e formação de preços administração geral, orientação profissional no mercado de trabalho e análise de negócios.

Outros atendimentos envolvem a qualidade e produtividade, como aumentar as vendas com criatividade, o atendimento sobre o preço e venda nos serviços e indústria, sobre preço e venda no comércio e atendimento sobre administração de estoques.

No dia 02 acontecerá uma exposição de painéis temáticos e o Show do empreendedor em um palco montado na Praça "Pedro de Toledo" com o tema “Do sonho à realidade”, com artistas circenses com a intenção de abordar as dificuldades e as principais dúvidas dos empreendedores de forma simples e descontraída.

Também no dia 02 ocorrerá, no auditório do Centro Universitário de Araraquara (Uniara) "José Quirino Santos", o 2º Fórum Regional de Políticas Públicas de Araraquara, que contará com a apresentação do Plano Diretor do Município e já está confirmada a apresentação do Plano Diretor rural de São Carlos (SP).

Todas as atividades são especialmente direcionadas aos micros e pequenos empresários e empreendedores, com a função maior de informar o papel do Sebrae e como ele pode ajudá-los.

Como principais parceiros para esse evento, o Sebrae conta com a prefeitura municipal de Araraquara, a Fiesp, o Seste-Senat, a Associação do Comércio Varejista e o Senai que estará fazendo algumas atividades paralelas.

Para o gerente do Sebrae de Araraquara, Paulo Marcelo Tavares Ribeiro e para a organizadora Patrícia Ferrari Perceguini, o Sebrae na praça tem como meta colocar o Sebrae fora do escritório, para deixa-lo ainda mais próximo da população.

Segundo eles, a escolha do local para o evento foi influenciada pela infra-estrutura oferecida em volta da Praça, como segurança, disponibilidade de prédios próximos para eventos mais específicos e também por já ser realizada no mesmo local, todos os sábados em pareceria com o Sebrae uma feira de produtos orgânicos.

Segundo a prefeitura municipal de Araraquara que apóia o projeto e oferece segurança, energia elétrica e ajuda na infra estrutura e na divulgação do evento, além de ceder o espaço, esse projeto tende a fortalecer as relações dos micro e pequenos empresários com a população.

Na região o "Sebrae na Rua" só foi realizado em Matão(SP),quando foi inaugurado um posto fixo do Sebrae em parceria com a prefeitura, a Associação do Comércio e a CDL (Câmera de Dirigentes e Lojistas).

Para a pequena empresária Andressa Fernandes da Silva de Araraquara, que trabalha há oito anos no comércio, o Sebrae proporciona satisfação e motivação de proprietários e funcionários.

Ela diz ainda que todos os proprietários de comércios deveriam investir em cursos do Sebrae pois acrescenta muito aos profissionais.

“Acredito que os cursos do Sebrae só vêm acrescentar às nossas pequenas empresas. Nos cursos do Sebrae aprendi muita coisa que ninguém nunca havia mencionado antes, e que podemos empregá-las na teoria e principalmente na prática”, afirma o empresário Paulo César Ambrósio.

Mais informações ou inscrições podem ser obtidas no Sebrae, que está localizado na Avenida Espanha,nº 284 no centro de Araraquara. O telefone para contato é (16)3332-3590 ou no Sindicato Rural de Araraquara, no Senai Araraquara e também na Associação dos Fornecedores de Cana da região de Araraquara.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/