[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

São Carlos é cenário de filme de longa-metragem

Por: ANALICE GASPAR GARCIA

02/11/2005

Ex-alunos do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), integrantes da Rocambole Produções,realizadora de diversos trabalhos audiovisuais, entre eles o curta-metragem"A Traça Teça", ganhador de vários prêmios em festivas no Brasil, realizam o primeiro filme de longa-metragem da cidade.

A idéia da realização do filme, intitulado "Sábado à Noite", surgiu a partir da oficina “Criando um filme” que Diego Doimo, roteirista do filme, ministrou na Oficina Cultural “Sérgio Buarque de Holanda”, durante o primeiro semestre desse ano.

Depois de três meses do fim da oficina a equipe de produção e criação da Rocambole escreveu o roteiro do "Sábado à Noite".

Doimo informou que o roteiro foi criado abertamente e que o filme conta a história de um rapaz que fica preso na rodoviária a espera de seu ônibus durante um sábado à noite. Para ele a rodoviária é, na verdade, somente um espaço que simboliza os contrastes da cidade.

O filme possui uma forma experimental, o que se comprova pelo fato da sua produção e atuação contar com o auxílio de pessoas de São Carlos interessadas no projeto.

Para que isso seja possível serão realizadas oficinas e workshops para aqueles que irão participar da produção. Dentre os cursos, haverá a oficina de direção de arte, ministrada por Mônica Palazzo e um workshop de fotografia digital, ministrado pelo diretor de fotografia Carlos Ebert, com o objetivo de capacitar à equipe de câmeras do longa-metragem.

A escolha do elenco aconteceu entre 3 e 7 de outubro, e contou com mais de 120 pessoas inscritas. Marcelo Ducatti, que se inscreveu na oficina de direção de arte, achou a iniciativa excelente, pois corresponde a uma oportunidade para aqueles que se interessam pelo assunto em estabelecer contato direto com todo o processo de produção de um filme.

As filmagens, que serão gravadas sempre durante à noite, devem terminar no dia 13 de novembro.

O filme, que está previsto para ser lançado em março de 2006, será gravado em digital, mas segundo Doimo, o objetivo é finalizá-lo em 35 mm, se conseguirem apoio financeiro para isso.

Em relação aos custos do filme o roteirista afirmou que ainda não sabe quanto exatamente irão gastar na etapa de produção, e que todos os envolvidos com o filme, como amigos, atores e os auxiliares de produção irão trabalhar gratuitamente.

A equipe de produção da Rocambole, formada por mais seis profissionais, realiza o filme junto com a Oficina Cultural de São Carlos, e conta com o apoio de algumas instituições, como o SESC São Carlos, Prefeitura Municipal da cidade, a Vídeo 21, entre outros.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/