202101231457

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Casa Criança desenvolve trabalho pioneiro em São Carlos

Por: JULIANA FRANCO

04/11/2005

Atender as crianças em suas necessidades, oferecer apoio, educação e amor, esses são os principais objetivos da Casa da Criança de São Carlos.

Há 12 anos atendendo as crianças carentes do município, em 1994 quando foi criada, não imagina que o projeto ganharia as proporções atuais.

De acordo Claudia Regina Labareto da Silva, coordenadora pedagógica da Casa da Criança, a instituição foi fundada no dia primeiro de agosto, por um grupo de pessoas insatisfeitas com a difícil realidade das crianças, que na época dormiam nas ruas, perambulavam durante o dia pelas praças sem destino e mexiam em carros.

Inicialmente, alugaram um local com o objetivo de acolher as crianças necessitadas e realizavam o trabalho através de conversas e brincadeiras.

“Não tinha a intenção de ser legalizada, e isso aconteceu com o passar do tempo. Hoje, ela é uma entidade totalmente legalizada com documentação. Na época, a intenção era tirar as crianças da rua e trazê-las para um local seguro e com assistência”, explica Cláudia.

Atualmente, a Casa da Criança atende 48 crianças, e realiza um trabalho de assistência social, que engloba alimentação, higiene, educação e atenção.

“Realizamos um serviço de assistência social. A parte educacional, é realizada através dos trabalhos voluntários. Os voluntários são ligados a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e temos também uma psicóloga que está atendendo nossas crianças há três anos. Há voluntários que não estão ligados a estágios ou universidades", informa Cláudia.

Segundo ela, estes voluntários trabalham em outras áreas, como por exemplo, na área de música. "Nós temos um voluntário que vem todas as terças-feiras no período da manhã. Ele trabalha com música, e tem como objetivo ensinar as crianças que sempre trazem mensagens.Temos também um voluntário no período da tarde que trabalha nesta área”, completa.

Além disso, a Casa da Criança também oferece reforço escolar. “Durante a semana, às vezes temos voluntários que ajudam as crianças. Mas, diariamente estou com as crianças ensinando fazer as lições e supervisionando”, relata Cláudia.

A vida escolar de cada criança também é acompanhada pela instituição. “Acompanhamos as crianças nas escolas. Verificamos a questão de presença, notas, conversamos com professores e com a direção. Isso também acontece porque a maioria das crianças vem de bairros periféricos da cidade e que são carentes. Portanto elas dependem do nosso transporte, que é repassado pela Prefeitura"., diz a coordenadora.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI