Ageuniara

Pastoral da Criança necessita de voluntários

Por: GEZIELLEN TEREZA DA SILVA

07/10/2005

A Pastoral da Criança de São Carlos sofre com a falta de voluntários. Na cidade cerca de 3600 crianças necessitam do atendimento, mas devido ao pequeno número de voluntários, somente 1182 crianças de 0 a 6 anos recebem a visita mensal.

Segundo Sueli Aparecida Vallet Guerrero, coordenadora diocesana da Pastoral da Criança, São Carlos conta com o apoio de 64 líderes, distribuídos em 12 paróquias e atendendo 15 bairros. Os líderes e as famílias acompanhadas pertencem a distintas igrejas e denominações cristãs, todas com a missão de evangelizar.

É muito difícil encontrar voluntários, diz a coordenadora Sueli. A falta deles faz com que muitas crianças e gestantes deixem de ter o acesso às orientações. "Se todas as comunidades carentes tivessem o acesso a esse trabalho, a violência e a marginalidade também reduziriam”, completa Sueli.

A Pastoral da Criança está presente nos bairros mais carentes, é ecumênica, não faz nenhum tipo de discriminação de cor, raça, credo religioso ou opção política. A metodologia da pastoral sustenta a idéia de que a solução dos problemas sociais necessita da solidariedade humana organizada em rede, com objetivos definidos. O principal agente de transformação são as lideranças das comunidades mais humildes, lembra Sueli.

Para ser voluntário da pastoral da criança, é necessário um curso de 40 horas, quando as pessoas aprenderão mais sobre desnutrição, alimentação, educação, amamentação e outros cuidados. Segundo Maria Luiza Jacobino, coordenadora da Pastoral da Criança da igreja Santa Madre Cabrini, responsável pelos bairros Jardim Cruzeiro do Sul e Jardim Gonzaga, são acompanhadas mensalmente 183 crianças e no momento 8 gestantes. “Precisamos urgentemente de voluntários, principalmente jovens para fazerem brincadeiras no dia da visita”, convoca Maria.

As atividades da Pastoral da Criança em São Carlos já completaram 18 anos. Atualmente estão em desenvolvimento nas paróquias de São Nicolau, Santo Anjos, Nossa Senhora Aparecida, Santa Luzia, Santa Madre Cabrini, Nossa Senhora Guadalupe, Santa Edwirges, Santa Rita de Cássia, Santa Eudóxia, Santa Izabel, São João Batista e São José.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/