Ageuniara

Jaboticabal vacina crianças contra catapora

Por: JULIÉLEN UBEDA TOMAZI

03/10/2005

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaboticabal (SP), por meio da Vigilância Epidemiológica, realiza uma campanha de vacinação nas creches e escolas que apresentam casos de catapora.

A campanha tem como objetivo a aplicação de vacinas nas crianças de 1 a 5 anos que não tiveram ou não foram vacinadas contra a doença.

De acordo com os dados da Divisão de Doenças Respiratórias do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo, em 2003, mais de 40 crianças vieram a óbito em decorrência das complicações da doença, desse número, duas crianças eram do município.

Para Maura Magda C. Guedes Barreto Guedes, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, cabe à coordenação das creches e escolas comunicarem à Vigilância a ocorrência de epidemia de catapora. “Nesta época é esperado o aumento de número de casos da doença, mas este ano está bem tranqüilo”, explica.

Segundo Maura, a aplicação não é de rotina, sendo destinada somente às crianças expostas, que freqüentam creches e escolas. “Não existe, no Estado de São Paulo, um calendário de imunização da catapora”, afirma.

O período do ano em que as ocorrências são mais freqüentes começa no mês de julho e a expectativa é de que até o fim do inverno, já sejam controlados, ocorrendo, a partir daí, apenas casos esporádicos.

A recomendação às mães para evitar o contágio da catapora é de que não levem as crianças em locais de grande aglomeração, e prestar atenção nos sintomas iniciais, que são febre seguida pelo aparecimento de vesículas (bolinhas de água no corpo da criança) e de coceiras. “As mães devem cuidar bem da higiene da criança, do banho, deixar as unhas bem limpinhas e curtinhas”, orienta. Para obter mais informações é só ligar para a Vigilância Epidemiológica (16)3203-2800, ramal 21.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/