Ageuniara

Maternidade poderá receber título de "Hospital Amigo da Criança"

Por: JULIÉLEN UBEDA TOMAZI

30/09/2005

A Maternidade "Gota de Leite" de Araraquara(SP) poderá receber o título “Hospital Amigo da Criança”. Desde 1999, vem cumprindo as exigências do projeto viabilizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância ( UNICEF), Organização Mundial da Saúde(OMS) e Ministério da Saúde, com o objetivo de promover, proteger e incentivar o aleitamento materno.

Para a conquista desse título só faltam dois passos fundamentais determinados pela UNICEF, a orientação adequada aos profissionais, para que mudem as condutas e rotinas dos funcionários, responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce e o melhor controle do aleitamento materno pela Secretaria de Saúde do município.

De acordo com Miriam Gonçalves, captadora de recursos da "Gota de Leite", para que fossem cumpridas todas as normas exigidas pela Organização Mundial da Saúde, a maternidade criou diversos projetos, no qual todos os profissionais dão atendimento 24 horas por dia.

Entre todos estes intentos, os que mais chamam a atenção da população, são “Casa da gestante” - desde o inicio da gestação, a paciente e um familiar recebem atendimento multidisciplinar, desde o pré-natal, parto e pós-parto, orientação psicológica, odontológica, fonoaudiológica e fisioterápica e o “Projeto Empresa” - profissionais da Gota de Leite que ministram cursos e palestras dentro das empresas na área da saúde preventiva.

Para Miriam, conquistar este titulo é trazer muitos benefícios para o hospital, mas principalmente para a mãe e para o bebê. “Com os recursos que serão doados pela UNICEF poderemos aumentar o número de aleitamentos conjunto”, afirma.

Araraquara é uma cidade com muitas entidades assistenciais. “Por ser apenas mais uma entre tantas, fica difícil captar recursos para melhorar a Maternidade, se pelo menos uma empresa abraçasse o projeto tudo se tornaria mais fácil”, explica.

Juliana Aparecida Barbatto, 22 anos, paciente da maternidade, diz que o atendimento é muito bom e com muito respeito. “Profissionais de toda área médica me ajudaram no antes e no depois do parto, imagino como será depois que tiverem mais recursos”, afirma.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/