202101240032

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Embrapa Pecuária Sudeste comemora 30 anos de atividades

Por: FABIO DA SILVA ALAVARCE

22/09/2005

A Embrapa Pecuária Sudeste, localizada na fazenda Canchim, em São Carlos (SP), completou, no dia 26 de agosto. 30 anos de atividade.

Antes da instalação da Embrapa, que ocorreu em 1974, o local onde há 30 anos funciona a Pecuária Sudeste, era a fazenda de criação de São Carlos, uma das estações experimentais do Ministério da Agricultura.

Em 1975, esta e mais dez estações experimentais do Ministério da Agricultura foram incorporados pela Embrapa que, mais tarde, criou mais de vinte novos centros de pesquisa.

Na época da incorporação a unidade trabalhava apenas com as raças canchim e charolesa, contava com apenas um laboratório de bromatologia e seis pesquisadores, entre eles o atual chefe geral da Embrapa Pecuária Sudeste, Nelson José Novaes, que já trabalhava desde 1971 na estação experimental.

Hoje esta unidade da Embrapa conta com a equipe multidisciplinar de 34 pesquisadores, cerca de 119 pessoas na área de pesquisa, três servidores, 120 computadores conectados a uma rede interna toda interligada por fibra óptica , oito laboratórios de diversas áreas, além de desenvolver pesquisas também com as raças nelore, abedeen angus, simental, holandês e cruzamentos diversos.

Entre as tecnologias, ações e práticas agropecuárias geradas, desenvolvidas ou aperfeiçoadas na Embrapa Pecuária Sudeste, durante estes 30 anos, destacam-se vários projetos entre eles o projeto de viabilidade leiteira em propriedades familiares; cruzamentos e manejo nutricional para produção de carne de qualidade e novas linhagens da raça canchim.

Com o Projeto "Saúde Brasil", um trabalho educativo, social e de marketing, realizado em parceria com a Tortuga Companhia Zootécnica Agrária, que visa o repasse, para estudantes de 1º e 2º graus de todo o país, de informações sobre o agro-negócio e sobre alimentação saudável, a Embrapa Pecuária Sudeste foi agraciada, pela fundação Abrinq, com o diploma “Empresa Amiga da Criança”.

Em 1998 recebeu o primeiro lugar do Prêmio de Marketing Rural, concedido pela Associação Brasileira de Marketing Rural(ABMR-).

Em 2003 recebeu o “Prêmio Darcy Ribeiro de Educação”, conferido pela Câmara dos Deputados, para aqueles que apresentem especial destaque na defesa e promoção da educação no Brasil, com atuação nacional.

Ganhou também o primeiro lugar, na categoria “campanhas comunitárias”, concedido pela Associação Brasileira de Marketing Rural, além de Troféu concedido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI