Ageuniara

Embrapa de São Carlos incentiva a criação de ovinos

Por: KLEBER JORGE SAVIO CHICRALA

16/09/2005

O Centro de Pesquisa de Pecuária do Sudeste (CPPSE), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa),localizada na fazenda Canchim em São Carlos(SP) ficou conhecida pela criação da raça Cachim na bovinocultura de corte, tecnologia reconhecida nacionalmente pela rusticidade do gado resultado deste cruzamento.

Mas novas pesquisas estão propondo a criação de ovinos melhorados geneticamente na região, que foram divulgadas recentemente pelo chefe geral da Embrapa Pecuária Sudeste, Nelson Novaes, onde a qualidade da carne e leite será o ponto principal.

A proposta se fundamenta devido a forte tendência de crescimento da ovinocultura no Brasil, onde o interior do Estado de São Paulo tem a inclinação de ampliar o número de criadores, a exemplo do empresário Silvio Casale.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar (SP), através do seu departamento técnico, criou um programa técnico que visa orientar o produtor rural iniciante na atividade.

"Denominado Programa Ovinocultura, conta com instrutores experientes para multiplicar através de cursos as novas tecnologias na área", diz o presidente da Federação da Agricultura e do Senar-SP, Fabio de Sales Meireles.

A vantagem da ovinocultura está principalmente na densidade de animais por área, onde se consegue criar quatro bois pode ser criado até dez ovinos, com a vantagem de produzir a pele, carne em um ciclo produtivo rápido, ensina o engenheiro agrônomo Marcelo Eugênio da Paz , gerente do Grupo Damha na Fazenda do Urso localizada em São Carlos(SP).

Segundo o chefe da Embrapa Sudeste, Nelson Novaes,a região será um pólo de criação de ovinos, graças ao empenho das pesquisas realizadas em sua unidade de pesquisas, somada ao interesse de empresários pela atividade.

Novaes acrescenta que uma fêmea de ovelha se reproduz mais facilmente que uma vaca e que essa reprodução ocorre pelo menos uma vez ao ano, com a vantagens de realizar esta tipo de manejo animal em pequenas propriedade rurais.

Ele entende que a meta da Embrapa é produzir carne e leite de qualidade, e brevemente estará em atividade um amplo laboratório de análise da carne na unidade de São Carlos (SP).

O manejo animal é bastante criterioso, explica a médica vetrinária Ana Helena Gouvea., pois a verminose é um dos fatores principais da baixa prodtividade do rebanho , aumentando inclusive a mortilidade, que chega a níveis superiores a 30% do total de nascimento quando não controlada.

A tecnologia de detecção de prenhez criada pela Embrapa Instrumentação Agropecuária, facilitou ao criador verificar a chamada prenhez positiva, aumentando assim os índices de monitoramento do rebanho.

"A somatória das tecnologias aplicadas na área de reprodução animal incentivam os criadores", explica Aluisio Malaguti, especialista no assunto e atual presidente do Sindicato Rural , entendendo que a médio prazo São Carlos será um polo multiplicador na área da ovinocultura.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/