Ageuniara

Escola do Futuro reabre suas portas com acervo informatizado

Por: GEZIELLEN TEREZA DA SILVA

14/09/2005

No último dia 12, a Escola do Futuro "Artur Natalino Deriggi", localizada no bairro Antenor Garcia, em São Carlos, reabriu suas portas após seis meses de atividades suspensas. O tempo foi utilizado pelos funcionários para informatização da biblioteca da escola. Foram colocados códigos de barra nos cerca de 4.500 livros de Literatura Infantil, Brasileira e Estrangeira, Português, Matemática, Biologia, Geografia, Artes e Religião existentes no local.

De acordo a bibliotecária Kelly Cristina da Silva, as crianças estavam ansiosas para voltar a retirar os livros, ato que agora será muito mais rápido graças à informatização. “Quando o livro desejado passar pela leitora de barra, já serão fornecidos dados como autor, titulo e editora agilizando nosso trabalho”, ressalta.

A escola empresta diariamente cerca de 400 livros, tanto para os alunos da unidade, como para alunos de outras escolas da comunidade. Atualmente São Carlos possui seis Escolas do Futuro. Outras três estão sendo construídas e a previsão é que estejam concluídas ainda neste ano.

A Escola do Futuro é um espaço implantado dentro de uma escola convencional, com saguão de entrada independente para área de exposições e sala de leitura, onde os usuários podem entrar em contato com obras literárias, revistas, jornais e material de pesquisaEste acervo está sendo totalmente informatizado. O espaço se completa com um laboratório de informática, onde são oferecidos cursos de alfabetização digital e será disponibilizado o acesso à Internet; sala multiuso, para a apresentação de filmes, cursos, palestras e atividades lúdicas e um pátio externo com mesas para brincadeiras, jogos e leitura ao ar livre.

As Escolas do Futuro são gerenciadas por um bibliotecário um auxiliar administrativo, que durante todo o ano letivo desenvolvem ações diferenciadas para os alunos.

Segundo a bibliotecária da escola, Kelly Cristina da Silva, para comemorar a reabertura da unidade houve apresentações de peças teatrais. Todos os funcionários da biblioteca trabalharam na produção da peça, com auxilio de Ellen de Lima e outros cinco alunos de Biblioteconomia da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), que fazem estagio pela Prefeitura Municipal. A sonoplastia ficou por conta da professora Lucimara Palaoro.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/