[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

PM adestra cães para policiamento preventivo

Por: ALAN PABLO CESAR PEREIRA

14/06/2005

O 13º batalhão da Policia Militar(PM) de Araraquara(SP) desenvolve um trabalho com cães farejadores. Eles são adestrados pelos policiais militares que recebem treinamento da PM de São Paulo.

Em Araraquara existem oito cachorros treinados pelos policiais do 13º batalhão, que se dividem em três raças: pastor alemão, labrador e rotweiller.

O cabo da P.M., Aparecido do Carmo Braz, que trabalha na Força Tática da policia, há cerca de vinte e cinco anos, os quais oito são no canil do 13° batalhão, diz que os cachorros são usados no policiamento preventivo em aeroportos no combate ao tráfico de drogas, na busca de pessoas desaparecidas e nas principais operações realizadas pela polícia militar.

Segundo o cabo Braz não existe uma raça específica e nem uma raça que seja melhor, no que se refere às acuidades olfativas. Ele diz que existem mais cães da raça pastor alemão, em função de ser uma raça mais popular.Braz informa também que os cachorros são acompanhados desde pequenos e treinados conforme suas especialidades.

“Acompanhamos as especialidades de um determinado cachorro e assim vamos moldando o animal desde pequeno",explica.

Para a população o uso dos animais é bem visto, pois os cachorros são espertos e contam com um faro muito mais apurado, além de serem sensíveis o bastante para atuarem contra criminosos.

O morador Ângelo Roberto Tazzinafo Júnior,por exemplo, diz que a polícia deveria aumentar o efetivo dos cães em pelo menos cinqüenta por cento."A polícia é mal preparada fisicamente e os cachorros podem correr mais", afirma.

“Com maior número de cachorros na rua a ação criminosa seria inibida, afinal os lugares onde se vêm os cachorros é nos estádios de futebol",completa.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/