Ageuniara

CDCC estabelece vínculo entre Universidade e comunidade

Por: GEZIELLEN TEREZA DA SILVA

10/06/2005

Em São Carlos(SP), o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), promove e orienta atividades que visam despertar na população, o interesse pela ciência e pela cultura, além de colaborar na formação dos estudantes de Licenciatura em Ciências Exatas, do Campus da Universidade de São Paulo (USP), repassando a eles a experiência que surge da execução de projetos.

De acordo com Antônio Aprígio da Silva, diretor do CDCC, o principal objetivo do Centro é estabelecer um vínculo entre a Universidade e a comunidade, facilitando o acesso da população aos meios e aos resultados da produção científica e cultural da USP.

Entre as atrações, encontram-se os museus de Ecologia e de Física, o Laboratório de Química, a Biblioteca e a Mulher de Vidro - um modelo animado em que são apresentados os sistemas e órgãos do corpo humano, além de um Observatório Astronômico, cujo prédio está instalado no Campus I da USP de São Carlos.

Entre os projetos que são oferecidos incluem a contação de histórias, leitura, cineclube, oficinas pedagógicas, orientações de trabalhos científicos entre outros.

Cerca de 75 mil pessoas visitam o CDCC, anualmente, que é aberto à visitação pública individual ou em grupos.

Os estudantes de graduação da USP de São Carlos têm a oportunidade de vivenciar o sistema educacional público, através de atividades de monitoria.

Adriele Dourado,12 anos, aluna da 6ª série de uma escola particular da cidade, diz que procura o CDCC para fazer trabalhos escolares. “A biblioteca possui uma grande variedades de livros, onde encontro tudo o que preciso, além disso o atendimento é muito bom”, afirma a estudante.

Segundo Silva, aos professores do ensino fundamental e médio, o CDCC oferece cursos e orientação específica nas áreas de química, física, matemática, educação ambiental, astronomia e biologia, o que possibilita a atualização de seus conhecimentos e torna disponíveis equipamentos à capacidade científica e tecnológica da USP.

De acordo ele, o objetivo é fazer com que os professores tenham oportunidade de realizar pesquisas para o desenvolvimento e aplicação de métodos alternativos de ensino.

"O Centro pertence à USP e está vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, ao Instituto de Física e de Química de São Carlos", informa.O CDCC fica na rua 9 de julho nº 1227, no centro de São Carlos

.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/