Ageuniara

Oficinas Culturais são gratuitas em Araraquara

Por: MICHELE CARVALHO

02/06/2005

A Secretaria da Cultura de Araraquara (SP), em conjunto com a Fundart, desenvolve, desde 2001, as Oficinas Culturais. Essas atividades são gratuitas e acontecem todos os dias em diversos espaços públicos como praças, escolas, assentamentos e Casa da Cultura.

As oficinas são divididas em quatro categorias: as de formação, as assistenciais, as de carnaval e as institucionais. “As oficinas de formação desenvolvem atividades como dança, circo, teatro, capoeira, coral e literatura. As assistenciais trabalham com geração de renda, como artes plásticas, reciclagem e artesanato",explica o gestor de projetos das Oficinas Culturais, Alcindo Sabino.

Ele informa também que as oficinas de carnaval,por sua vez, mantêm as escolas de samba da cidade com oficinas de percussão e de design de fantasias. "Por fim, as institucionais realizam projetos em entidades como a APAE e o Lar Juvenil”, conclui Sabino.

Em 2004, o programa atingiu cerca de 3.000 pessoas. “Este ano, foram abertas 59 novas oficinas, o que significa uma média de 1405 pessoas a mais em relação ao ano passado”, conta o gestor Alcindo.

O projeto atinge crianças (a partir dos 6 anos), jovens, adultos e idosos de baixa renda de Araraquara e região. Por esse motivo, as atividades são separadas por faixa etária.

O estudante F. R. M., 13 anos, participa das aulas de capoeira há dois anos e conta que adora as aulas. “Aprendi muita coisa legal, fiz um monte de amigos e agora não perco uma aula. Minha mãe fala que a capoeira me deixou menos bagunceiro”, fala o adolescente.

Já Maria Tereza C. Zavatti, 58 anos, faz parte do grupo de teatro “Felizidade” há 5 meses e afirma que iniciativas como essa devem ser estimuladas. “Gosto de fazer parte do grupo. Faz bem para a mente, conheci muitas pessoas e tenho uma ocupação diferente do serviço de casa. É muito bom brincar de ser ator”, conclui Maria Tereza.

Os locais e os horários das Oficinas Culturais estão disponíveis no site www.araraquara.sp.gov.br/secretariacultura.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/