[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Acidentes de trânsito aumentam em São Carlos

Por: FABIO DA SILVA ALAVARCE

25/05/2005

Os acidentes de trânsito aumentaram nos quatro primeiros meses de 2005. Comparando com o mesmo período de 2004, os acidentes com vítimas tiveram um aumento de 18,74% enquanto os sem vítimas cresceram 10,08%. Já os atropelamentos diminuiram 32,7%.

O chefe de fiscalização de trânsito em São Carlos, Paulo Cilas Raimundo, destacou alguns problemas que contribuem para o aumento de acidentes, enfatizando as deficiências da infra-estrutura da cidade. Projetada para a década de 70, o sistema viário de São Carlos não está preparado para receber o número de veículos de hoje.

”Se todo mundo resolver sair de casa ao mesmo tempo, a cidade pára”, afirma Cilas. Ele destaca o número de novos motoristas que cresce significamente, os acidentes por falha humana e ainda ressalta a topografia da cidade, cheia de subidas e descidas que dificultam o controle dos veículos pelos motoristas.

Campanhas estão sendo estudadas, sinalizações estão sendo refeitas e trocadas e esta sendo providenciado um aumento nas operações com o radar, em que continuarão empenhados.

Para o sargento Milton Nogueira Basto, da Polícia Militar, os números são preocupantes, mas menores se comparados a outras cidades. O policial não acredita que o aumento ocorreu por falta de fiscalização, e sim por imprudência e desrespeito à legislação de trânsito.

A respeito dos atropelamentos, a queda no número de casos ocorreu, na opinião de Alexandre Seixas, diretor de trânsito, por uma série de medidas tomadas pelo poder público. Dentre as medidas que deram resultado o diretor cita o programa Reluz, que substituiu lâmpadas de mercúrio pelas de vapor de sódio e a implantação das travessias seguras, construídas nas avenidas mais perigosas da cidade.

Segundo a Secretaria de Trânsito, a Avenida São Carlos é a via que mais registra atropelamentos de pedestres, enquanto a Avenida Getúlio Vargas é a que mais registra acidentes entre veículos. Com a intenção de reduzir o índice de acidentes, a Prefeitura e a Polícia Militar mantém o Programa de Educação Trânsito Seguro (PETS) em 78 escolas estaduais, municipais e particulares. O projeto atende a mais de 35 mil alunos. Os estudantes são orientados sobre como funciona o trânsito e os cuidados que os pedestres e motoristas devem ter nas ruas.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/