Ageuniara

Projeto destaca importância da água no interior paulista

Por: KLEBER JORGE SAVIO CHICRALA

30/05/2005

O Instituto de Física(IFSC) da Universidade de São Paulo(USP) de São Carlos(SP) e a ONG Mãe Natureza de Barra Bonita(SP), desenvolvem o projeto “Educando sobre as águas”, que envolve 34 cidades do interior de São Paulo que compõem a bacia hidrográfica Tietê-Jacaré.

Um ônibus repleto de experimentos, painéis, microscópios, maquetes e material interativos está percorrendo as cidades , divulgando entre os estudantes do ensino fundamental, a necessidade de preservação da água.

O ônibus é utilizado como unidade móvel de ensino para mostrar a importância do uso racional da água e dos recursos hídricos.

A escolas interessadas estão sendo cadastradas pelo ONG Mãe Natureza, e terão a oportunidade de participar do projeto, que atualmente esteve em dezesseis cidades interioranas, a exemplo de Araraquara(SP), São Carlos(SP), Igaraçú do Tietê(SP), segundo o presidente da ONG Hélio Palmesan.

Segundo o professor da USP , Luis Gustavo Marcassa, a universidade de São Carlos participa da ação, por meio do programa de difusão e educação do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica(Cepof), onde cerca de R$ 25 mil foram empregados na adaptação do ônibus, que tem dezenas de atividades educativas que despertam o interesse dos visitantes.

De acordo com o coordenador do projeto, Glauber Gava, há uma maquete da bacia do rio Tietê, mostrando sua abrangência regional e composição de espécies de peixes.

Ele explica que os alunos e professores podem ver também um modelo de estação de tratamento de água, um conversor piloto da força das águas, um conversor piloto da força das águas em energia elétrica, microscópios que mostram diferentes aspectos do rio e sua vida microbiológica desde sua nascente até a foz, entre outras novidades.

Para o médico Osvaldo Marques, a iniciativa é válida."A poluição das águas afeta diretamente a saúde da população, provocando doenças como diarréias, hepatite, febre tifóide, alergias" completa.

O trabalho também está incentivando a promoção de concursos de redação nas escolas que visitarem os ônibus. Os alunos vencedores serão contemplados com medalhas oferecidas pelo Cepof/USP e pela ONG Mãe Natureza, e farão participações na série temática sobre as águas do programa Vida&ciência exibido pelo canal 25 da Net São Carlos (SP).



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/