Ageuniara

Cresce a venda de livros católicos em Araraquara

Por: BRUNO MARASCA

13/05/2005

A venda de livros católicos no mês de abril cresceu em Araraquara(SP). Após a morte do papa João Paulo II e a escolha do novo Pontífice, Joseph Ratzinger, algumas obras sobre o Vaticano e a Igreja Católica esgotaram.

A forte presença na mídia fez com que obras como “João Paulo II: Vinte anos na história”, escrito pelo Cardeal Ratzinger em 2000, se esgotassem na primeira quinzena de abril. O livro, campeão de vendas em algumas livrarias, conta a história dos anos do papado de João Paulo II, escrito por quem foi seu braço direito todos esses anos e acabou por sucedê-lo.

“Foi um aumento nas vendas em geral, cerca de 30 %, mas os livros escritos por Ratzinger são os mais procurados“, informa o gerente de vendas da livraria católica Petrus, José de Anchieta Martins.

“As minhas missas estão até mais cheias”, conta o padre Amauri Alexandre Alves, da Igreja Menino Jesus de Praga, em Araraquara. Segundo o padre, o aumento nas vendas de livros religiosos se deve ao forte carisma de João Paulo II, aliado à espetacularização do episódio da morte dele, proporcionado pela mídia. Os fatos apresentados massivamente pela TV e outros meios fizeram com que a igreja Católica se destacasse e fortalecesse a religião, porém não acredita que seja um processo duradouro.

Já o estudante José Eduardo Ribeiro, que não conseguiu comprar o livro para dar de presente à sua mãe, resolveu inovar. ”Procurei em várias livrarias e não achei o livro, então optei por comprar um cd com algumas missas do Papa, para presentear minha mãe”, diz.

Segundo o proprietário da livraria Nobel em Araraquara, João Carlos, a livraria nunca havia vendido o livro, mas os exemplares que chegaram no ultimo mês não foram suficientes para atender a demanda. “A livraria tem muitas encomendas para o livro, mas ainda sem previsão de entrega porque vai depender de uma nova edição da obra”, diz.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/