[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Novo equipamento realiza exames de alta qualidade

Por: CHARLENE CRISTINA HERNANDES

07/05/2005

O grupo de Ressonância Magnética da Universidade de São Paulo (USP),de São Carlos(SP), desenvolveu um novo aliado para exames de Ressonância Magnética. Trata-se de um "insert de cabeça" que permite a obtenção de imagens rápidas, necessárias ao estudo do cérebro. Essa tecnologia é inédita no Brasil.

"Atualmente essa pesquisa é muito importante para área de neurociência", explica o físico Alberto Tannús, coordenador do curso de doutorado, do grupo de Ressonância Magnética da USP, onde se originou "insert de cabeça".

Tannús declara que ser responsável por um equipamento inédito na tecnologia nacional, o torna muito orgulhoso."Fico muito feliz ao ver que um equipamento, no qual ajudei a desenvolver e irá ajudar a população”, ressalta.

Segundo ele, enquanto o método tradicional fornece imagens semelhantes às obtidas com Raio-X, o "insert de cabeça" oferece imagens tridimensionais, com maior resolução.

"As imagens tridimensionais obtidas pelo insert possuem a mesma qualidade em todas as direções, o que não acontece com os exames comuns”, explica Tannús.

De acordo com ele, com a utilização do equipamento com imagens tridimensionais, o médico pode, por exemplo, ter uma melhor orientação nos seus exames, diminuindo assim a probabilidade de erros e aumentando a precisão dos resultados.

Segundo o físico este procedimento ainda demorará poucos meses para ser utilizado clinicamente."É um tipo de equipamento ainda não regulamentado. É necessário que os laudos sejam feitos em chapas, mas a norma certamente será superada”, diz.

Ele informa que os últimos detalhes estão sendo realizados para a aplicação clínica do "insert de cabeça", como calibração e interface. "Vale ressaltar que este equipamento foi o primeiro do gênero a ser produzido no Brasil", observa.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/