Ageuniara

Araraquara garante vagas especiais para idosos

Por: FERNANDO HENRIQUE MARTINS DA SILVA

07/05/2005

Araraquara (SP) se antecipa no cumprimento do Estatuto do Idoso e na terça-feira, 3 de maio, inaugurou o Programa de Estacionamento para Idoso, que vai garantir vagas de estacionamento para pessoas com mais de 60 anos, em diversos locais da cidade. A iniciativa é inédita na região e uma das primeiras do país.

O lançamento contou com um café da manhã e a inauguração da primeira vaga de estacionamento em frente ao prédio da prefeitura, na Rua São Bento.

A CTT (Coordenadoria de Trânsito e Transportes), desde fevereiro, deste ano, já cadastrou cerca de 100 idosos, com mais de 60 anos. Eles poderão utilizar as vagas criadas, especialmente para eles, em diversos locais da cidade, desde que utilizem o veículo com o selo identificador.

Inicialmente, a Coordenadoria definiu cerca de dez locais para as vagas de estacionamento. Além de órgãos públicos como a prefeitura e a Câmara Municipal, os hospitais Maternidade Gota de Leite, São Paulo, Santa Casa e Beneficência Portuguesa já tem demarcação.

O conhecido Mercado Municipal, o Gigantão e Teatro Municipal também estão colocados nesta primeira fase. Os locais terão placa de sinalização e, no solo, será pintada a palavra “idosos”, identificando a vaga.

De acordo com Nilson Carneiro, chefe da CTT, um detalhe importante a ser salientado aos usuários é a obrigatoriedade do pagamento da Área Azul. “As vagas são garantidas, porém, se a vaga estiver dentro da Área Azul, a taxa deve ser paga normalmente”, disse.

O projeto das vagas para os idosos é uma lei de autoria da vereadora Juliana Damus, em cumprimento ao Estatuto do Idoso. Funcionários da CTT reuniram-se com o Conselho do Idoso para explicar o funcionamento do programa.

Os idosos podem se cadastrar na CTT, situada à Rua Nove de Julho, defronte ao Centralizado da prefeitura, munidos com a carteira de habilitação (CNH), o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRVL) e um comprovante de residência. Em seguida, a CTT envia por correio o selo para ser colocado no pára-brisa para identificação dos veículos.

O aposentado José Gouvêa, de 65 anos aprova a iniciativa. “Sem dúvida isso faltava. É importante ver o cumprimento do Estatuto do Idoso”. Para o também aposentado Luis Antônio Assis, 62, as vagas facilitam as atividades nas ruas da cidade. “Agora posso fazer meus afazeres com garantia de poder estacionar com facilidade”, disse.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/