Ageuniara

Projeto da USP de São Carlos cria agência de inovação

Por: KLEBER JORGE SAVIO CHICRALA

05/05/2005

A coordenadoria de inovação da Universidade de São Paulo(USP), de São Carlos (SP),através do professor Dr. Oswaldo Massambani está implantando as agências de inovações tecnológicas.

O objetivo é apoiar o desenvolvimento técnico (P&D) nas empresas de alta tecnologia, dentro dos programas empresariais de pesquisa e desenvolvimento.

Segundo Massambani o projeto está em fase de implantação, mas os trabalhos de sua equipe tendem a dar força a proposta inicial, onde a meta é o desenvolvimento do País e da sociedade.

O projeto da USP tem como parceiro a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) que mantém centrais no interior do Estado (CIESPs), que irão apontar os empresários interessados em participar dos trabalhos.

Para Massambani as empresas se beneficiarão desta agência, pois os centros de pesquisas da USP irão participar diretamente no desenvolvimento de novas tecnologias e no processo de P&D.

"Com o objetivo de gerar empregos e tornar as empresas de base tecnológica competitivas, a USP vem desenvolvendo programas desta natureza", explica Dr. Jarbas Caiado , que é sócio-presidente da Opto Eletrônica de São Carlos.Ele entende que esta iniciativa é de fundamental importância para o meio empresarial.

Na entrevista concedida para o programa de televisão intitulado Nossa Gente (canal 25 – Net São Carlos), o professor Dr. Massambani deixou claro as intenções da USP com a criação da Agência de inovação. Ele declarou que ajudará as exportações brasileiras em produtos de alta tecnologia.

Para a implantação da Agência de inovação estão sendo criadas comissões envolvendo o meio acadêmico(USP) e empresários(CIESP), onde o principal trabalho é inovar como o próprio nome sugere.

Segundo o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE),as micro e pequenas empresas serão diretamente beneficiadas, onde boa parte das empresas nascentes, em média 80%, têm dificuldades e chegam a fechar antes de completar um ano de vida.

Para o pesquisador do Instituto de Física da USP de São Carlos, professor Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, a proposta vem de encontro a uma necessidade existente no Brasil que começa a ganhar importância.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/