Ageuniara

USP desenvolve novo software para detectar câncer de mama

Por: CHARLENE CRISTINA HERNANDES

26/04/2005

Pesquisadores da Escola de Engenharia, da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos(SP), desenvolveram um esquema computadorizado, que auxilia no diagnóstico precoce do câncer de mama.

Esse esquema computadorizado consegue classificar exames de mamografias definindo, com 89% de precisão, o risco de tumores malignos e, conseqüentemente, diminuir o número de biópsias desnecessárias.

O principal objetivo do programa é destacar, para o médico, as áreas que podem ser suspeitas e as que não são bem visíveis, apresentando uma sugestão de classificação da lesão destacada.

De acordo com a responsável pela elaboração do software, a pesquisadora Ana Cláudia Patrocínio, o sistema deverá estar operando, em fase de testes, até a metade deste ano, junto à equipe médica do Hospital das Clinicas de Botucatu(SP).Mas para que o exame mamográfico possa ser utilizado, é preciso que ele seja, primeiramente, digitalizado e tratado.

Ela declara que a sua maior motivação, para a elaboração do software, é a altíssima mortalidade entre as mulheres vitimas do câncer de mama. “O câncer de mama mata muitas mulheres em todo o mundo e a única maneira para evitar e diminuir a mortalidade é através da detecção precoce da doença”,afirma.

A detecção precoce do câncer de mama é feita através de exames mamográficos. Ana Claudia diz que a interpretação da mamografia é uma tarefa complexa e exige muito conhecimento e dedicação do profissional.

O programa contou com vários colaboradores como o Hospital da Clínicas de Botucatu, o Hospital São Paulo, a Santa de São Carlos e o Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos, através da Professora Roseli A.Francelim Romero.

A classificação geral do programa, que está sendo divulgado, corresponde ao trabalho de doutorado de Ana Cláudia,cuja a tese foi defendida em dezembro de 2004.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/