[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Festa reúne descendentes de americanos

Por: ERIKA MAC KNIGHT

15/04/2005

Ocorreu no dia 8 de abril, em Santa Bárbara D'Oeste(SP), a tradicional festa Confederada. O evento envolveu uma celebração religiosa no cemitério do Campo onde a Fraternidade Descendente Americana ( FDA ) tem sede desde 1954. O intuito do evento foi resgatar a cultura norte-americana através de danças, comidas e jogos típicos sulistas.

A festa atraiu descendentes americanos , moradores das cidades vizinhas e muitos americanos que vem visitar o Brasil justamente para confraternizar com os brasileiros, durante a realização do evento e visitar os túmulos de seus antepassados. Um bom exemplo, foi a visita ilustre do ex- presidente dos EUA , Jimmy Carter que visitou o Cemitério do Campo na década de 70 .

O Cemitério do Campo que esta localizado na zona rural de Santa Bárbara D'Oeste, foi doado por um casal de descendentes americanos , quando já haviam se instalado no Brasil . Pois o catolicismo que era predominante na nação brasileira fazia varias restrições aos enterros protestantes em cemitérios municipais .

Estes imigrantes americanos, a maioria do Sul dos Estados Unidos, vieram ao Brasil devido a Guerra de Secessão ( 1861-1865 ) que estava devastando o Sul.O cemitério conta hoje com mais de 400 imigrantes sepultados .

Para o presidente da FDA, Daniel Carr de Muzzio, realizar a festa é algo de muito importante para os descendentes , pois estes podem relembrar suas origens, antepassados e cultura que foram deixados para trás.

"Quando venho ao cemitério sinto um prazer tão grande e nem precisa ser na epóca da festa, pois meu pai está enterrado aqui e é maravilhoso por vir visitá-lo", diz a descendente de americanos, Daisy Mac Knight Petrine.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/