Ageuniara

Aids é tema de evento em Matão

Por: RODRIGO PAGLIANI SIMONATO

15/04/2005

A Associação Presbiteriana Beneficente de Matão (APRESBEM) e a Escola Técnica "Silva de Matos Carvalho", com apoio da prefeitura, realizaram no dia 9 de abril, o "1º Evento Municipal Prevenção Saúde DST Aids".

O evento aconteceu na praça "Leônidas Calígola Bastia", praça central da cidade entre 9h e 12h. O objetivo foi levar informação à população sobre a prevenção de doenças, entre elas a Aids.

Para atender a população foram montadas tendas temáticas. Nessas tendas as pessoas receberam informações sobre planejamento familiar, métodos contraceptivos e algumas doenças como diabetes, pressão arterial, além de realizarem alguns exames como glicemia e DST Aids. Foram realizados cerca 400 exames de diabetes e 100 exames de HIV.

Além de beneficiar a população com informações de saúde preventiva e a realização de alguns exames, o evento teve também como objetivo colocar os futuros profissionais da área da saúde em contato com o público.

"Os alunos técnicos de enfermagem tiveram a oportunidade de sentir a realidade in loco",afirma a enfermeira e coordenadora do evento Tânia Mara Mancini Bambozzi.

Para o Secretário de Saúde e Bem Estar Social do município, José Francisco Dumont, este poderá ser o primeiro de muitos eventos. “Hoje o município gasta muito, em média 15% do orçamento anual, cerca de R$ 13 milhões, em medicina curativa pagando médicos, exames, remédios entre outras coisas. Com esse valor poderia intensificar campanhas de prevenção e melhorar o serviço de atendimento aos que realmente precisam", observa.

A APRESBEM foi fundada em 15 de setembro de 2001 com o objetivo de trabalhar na área social não só da Igreja Presbiteriana, mas de toda a comunidade.

Desde sua fundação são realizadas palestras sobre vários temas e cursos profissionalizantes para interessados.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/