Ageuniara

Moradores do Jardim América reclamam de obra interminável

Por: FRANCISCO LOURENÇO BARBOSA

30/03/2005

Moradores das Avenidas América e Uchoa, localizadas no Jardim América, em Araraquara, reclamam da falta de infra-estrutura no bairro e cobram o fim de uma obra interminável. Em agosto de 2004, a Prefeitura deu início à construção de galerias pluviais, obra decidida no Orçamento Participativo. O término estava previsto para novembro, mas até hoje, isto não aconteceu.

Terezinha de Souza Silva, de 44 anos e moradora há sete no bairro, diz que a Prefeitura alega não dispor de máquinas para trabalhar no bairro, porque estão ocupadas em outros pontos da cidade.

Com as freqüentes chuvas, próprias desta época do ano, formam-se enormes buracos que chegam a impossibilitar os moradores de usar seus automóveis e, até mesmo, de sair de casa em dias de chuva.

Terezinha afirma que quando pede socorro aos órgãos públicos é muito difícil ser atendida. “Aqui não entra ambulância; a Polícia na maioria das vezes que é chamada, não quer vir. Nem mesmo carro de lixo passa aqui”, reclama. Ainda de acordo com a moradora, o esposo dela teve que usar o próprio carro para socorrer uma vizinha que estava passando mal, porque a ambulância foi chamada, mas não quis ir devido à precariedade da rua. Terezinha chama a tenção para o nome da via. “O projeto era transformar o local em avenida, mas na verdade, podemos chamar de avenida do lixo”, desabafa.

Quem também critica a condição do local é Graziela Crespo dos Santos, de 26 anos, moradora da avenida Uchoa, paralela à América. Ela diz que sempre foi obrigada a conviver com mato alto, buracos cheios de lixo, bueiros sem tampas e outros problemas. Segundo a moradora, ninguém da Prefeitura passa no local para analisar o fato. “Uma semana antes das eleições o prefeito passou aqui, cumprimentou todo mundo, mas depois sumiu”, lembra. Graziela afirma que, nas administrações anteriores a Secretaria de Obras do Município mandava caminhão caçamba jogar pedras nos buracos, algo que não acontece na gestão atual.

O secretário de obras do município, Valter Léo Rozatto, informou que, no máximo em quinze dias, as máquinas estarão trabalhando no bairro. “Nós estamos contratando a mão de obra de uma equipe de galerias para trabalhar no local. Então, creio que logo a situação será resolvida”, assegura.

De acordo com o Secretário, só falta ser aberta licitação e a empresa assinar o contrato para a retomada das obras do Jardim América. Ele afirma que o motivo de a obra estar paralisada desde novembro do ano passado é a falta de equipamento. Assegura que como foi decidida no Orçamento Participativo, tem que ser cumprida.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/