Ageuniara

São Carlos tem representante no concurso da Fiocruz

Por: LIVIA RODRIGUES

23/03/2005

A sãocarlense Nayra Marques dos Santos foi a vencedora da etapa da região Sudeste da 2ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente – 2004, promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Durante os dias 9 e 15 de abril a estudante, juntamente com a professora responsável pelo trabalho, Luciane Cristina Rodrigues Martins, irão ao Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas pela Fiocruz, para concorrer a etapa nacional do concurso.

A menina de 13 anos, moradora do bairro Cidade Aracy,um dos mais carentes de São Carlos(SP), é estudante da escola estadual Orlando Perez, que fica no mesma bairro em que a jovem reside e tem como objetivo para o futuro alcançar a profissão de escritora.

O concurso se dividia em três modalidades: arte e ciência, produção de textos e projeto de ciências. Todas as modalidades foram divididas em duas categorias, ensino fundamental e ensino médio.

Já o trabalho de Nayra faz parte da modalidade produção de textos e corresponde a uma fábula. A garota contou à reportagem da Ageuniara que foi orientada pela professora Luciane, a qual ministra a disciplina de Português,para desenvolver um texto com esta característica de fábula e que tivesse como tema "a extinção de animais".

A professora passou, no mês de setembro do ano passado, vários vídeos sobre este tema e explicou para todos os alunos, que na época cursavam a 6ª série, como produzir uma fábula. Nayra decidiu então dar ao trabalho o título "A revolta dos animais", onde relata as atitudes destrutivas que o homem tem com a natureza.

A escola enviou seis trabalhos para concorrer no concurso, que foi dividido em regiões: Centro-oeste, Nordeste I, Nordeste II, Norte, Sudeste e Sul. A região Sudeste terá seis trabalhos concorrendo na etapa nacional, dentre eles o de Nayra. "Mesmo participando eu não espera ganhar o prêmio. Quero me divertir muito no Rio de Janeiro, estou ansiosa, principalmente porque nunca andei de avião", diz a estudante.

A professora de português afirma ainda que a aluna é muito aplicada e merecedora do prêmio. "Escolhi o trabalho da Nayra para enviar ao concurso pois era o que mais se adequava ao tema extinção e ao tipo de texto que escolhi para trabalhar, que foi a fábula, onde os animais ganham vida e conversam entre si", conclui Luciane.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/