Ageuniara

Araraquara ganha Escola de Administração Penitenciária

Por: BRUNO MARASCA

17/03/2005

Começou a funcionar em março, no antigo prédio interno da penitenciária "Dr. Sebastião Martins Silveira", em Araraquara(SP), a primeira unidade da Escola de Administração Penitenciária (EAP) do interior paulista.

A EAP, que existe há 25 anos em São Paulol , até então a única do Estado, colocou em funcionamento o seu primeiro centro técnico do interior, iniciando o processo de descentralização do sistema. Esse processo se faz necessário com o crescimento da rede prisional que se deu no Estado de São Paulo nos últimos anos .

O prédio que já foi ocupado pela Polícia Militar, foi reformado para melhor abrigar os alunos que passarão por um treinamento de 45 dias, incluindo cursos de direitos humanos, epidemiologia e saúde, ética, cidadania, defesa pessoal entre outros.

Os 28 alunos da primeira turma se formarão como Agentes de Segurança Penitenciária, se obtiverem êxito na prova aplicada, ao final do curso. A escola ainda oferece os cursos de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária, de diretores de disciplina e de área.

Com a criação da sede regional da EAP em Araraquara, os principais beneficiados serão os servidores da região, que não terão mais que se deslocar até a capital para freqüentar os cursos oferecidos pela escola, diminuindo assim os transtornos e os gastos dos alunos.

Além de fornecer as instruções fundamentais aos novos agentes penitenciários, a EAP promove também ciclos de palestras, com o intuito de promover a reciclagem dos velhos conceitos e métodos dos funcionários em atividade.

"Socializar a experiência é uma das formas de aperfeiçoar-se e aperfeiçoar o sistema", declara o diretor Francisco de Assis Santana ao site oficial da escola (www.eap.gov.br).

Acredita-se que a unidade, receberá maior movimento, com a construção de 40 dormitórios com capacidade para 80 alunos, prevista ainda para 2005, que possibilitará a permanência dos alunos na própria escola durante o treinamento. Enquanto isso os alunos terão que ficar hospedados em hotéis, casas de amigos e parentes, ou ainda viajar todos os dias para poderem participar dos cursos.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/