Ageuniara

Ginástica chinesa é sucesso em Araraquara

Por: TIAGO ROBERTO GUIDELLI

26/11/2004

A ginástica chinesa Lian Gong que chegou no Brasil em 1987 , desperta o interesse de um grande número de pessoas, em Araraquara (SP), que buscam se exercitar de forma saudável.

Há aproximadamente quatro anos, a prefeitura de desenvolve o projeto "Saúde no Parque" que consiste na prática da ginástica em cinco bairros da cidade. A ginástica acontece duas vezes por semana em cada bairro e tem uma hora de duração.

Este projeto é de autoria do mestre de karatê Celso Akira Oisi, que ensinava o Lian Gong em sua academia,e viu a possibilidade de ensinar a ginástica para mais pessoas.

Atualmente quatrocentas pessoas participam do projeto. Oisi aprendeu a técnica em São Paulo com a professora de filosofia e artes corporais e orientais Maria Lucia Lee, empreendedora da técnica no Brasil.

O Lian Gong é uma técnica que une a medicina terapêutica chinesa à prática de exercício físico. É dividido em duas partes. Uma trata e previne desequilíbrios e dores no corpo. E a segunda trata e previne as disfunções dos órgãos internos, como as dores nas articulações

A ginástica contribui na melhora de problemas de tendinite, Lesão por Esforço Repetitivo (LER), dores musculares decorrentes do estresse e de problemas emocionais ligados à depressão, entre outros.

O objetivo do Lian Gong é treinar o corpo físico para transformá-lo de fraco para forte e de doente para saudável. Oisi guarda em um caderno, depoimentos das pessoas que tiveram melhora na saúde quando começaram a praticar o Lian Gong.

"Guardo em um caderno, relatos das benfeitorias que o Lian Gong proporcionou. Mas o que as pessoas têm de ficar cientes que não podem parar com as consultas ao médico e tomar regularmente os remédios indicados. O Lian Gong auxilia no tratamento da doença e não cura a mesma", explica.

Segundo Oisi, outro fator importante refere-se à socialização das pessoas. Devido ao grande número de participantes, as pessoas podem interagir entre si e esquecer dos problemas do cotidiano.

Para a costureira Silvia Prado, o Lian Gong ajudou no tratamento de burcite ( inflamação no ombro) e estabilizou o reumatismo.

"Quando comecei minhas dores eram piores, até meu colesterol ficou controlado. Como o Lian Gong acontece em bairros diferentes e em dias alternados eu vou em dois bairros e quando não vou sinto muita falta",salienta.

O Lian Gong acontece nas praças dos seguintes locais: Centro(Parque Infantil Leonor Mendes de Barros), Carmo, Vila Melhado, Jardim Paulistano e Vila Xavier( escola Antônio Lourenço Correa).

Oisi explica que não há restrições quando a faixa etária, embora o grande publico seja a terceira idade.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/