[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
A ginástica chinesa Lian Gong que chegou no Brasil em 1987 , desperta o interesse de um grande número de pessoas, em Araraquara (SP), que buscam se exercitar de forma saudável.
Há aproximadamente quatro anos, a prefeitura de desenvolve o projeto "Saúde no Parque" que consiste na prática da ginástica em cinco bairros da cidade. A ginástica acontece duas vezes por semana em cada bairro e tem uma hora de duração.
Este projeto é de autoria do mestre de karatê Celso Akira Oisi, que ensinava o Lian Gong em sua academia,e viu a possibilidade de ensinar a ginástica para mais pessoas.
Atualmente quatrocentas pessoas participam do projeto. Oisi aprendeu a técnica em São Paulo com a professora de filosofia e artes corporais e orientais Maria Lucia Lee, empreendedora da técnica no Brasil.
O Lian Gong é uma técnica que une a medicina terapêutica chinesa à prática de exercício físico. É dividido em duas partes. Uma trata e previne desequilíbrios e dores no corpo. E a segunda trata e previne as disfunções dos órgãos internos, como as dores nas articulações
A ginástica contribui na melhora de problemas de tendinite, Lesão por Esforço Repetitivo (LER), dores musculares decorrentes do estresse e de problemas emocionais ligados à depressão, entre outros.
O objetivo do Lian Gong é treinar o corpo físico para transformá-lo de fraco para forte e de doente para saudável. Oisi guarda em um caderno, depoimentos das pessoas que tiveram melhora na saúde quando começaram a praticar o Lian Gong.
"Guardo em um caderno, relatos das benfeitorias que o Lian Gong proporcionou. Mas o que as pessoas têm de ficar cientes que não podem parar com as consultas ao médico e tomar regularmente os remédios indicados. O Lian Gong auxilia no tratamento da doença e não cura a mesma", explica.
Segundo Oisi, outro fator importante refere-se à socialização das pessoas. Devido ao grande número de participantes, as pessoas podem interagir entre si e esquecer dos problemas do cotidiano.
Para a costureira Silvia Prado, o Lian Gong ajudou no tratamento de burcite ( inflamação no ombro) e estabilizou o reumatismo.
"Quando comecei minhas dores eram piores, até meu colesterol ficou controlado. Como o Lian Gong acontece em bairros diferentes e em dias alternados eu vou em dois bairros e quando não vou sinto muita falta",salienta.
O Lian Gong acontece nas praças dos seguintes locais: Centro(Parque Infantil Leonor Mendes de Barros), Carmo, Vila Melhado, Jardim Paulistano e Vila Xavier( escola Antônio Lourenço Correa).
Oisi explica que não há restrições quando a faixa etária, embora o grande publico seja a terceira idade.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI