202101192336

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Oficina de caridade beneficia 400 crianças

Por: NATALIA MARIA CASAGRANDE

25/11/2004

A Oficina de Caridade de Santa Rita de Cássia, obra assistencial existente em Taquaritinga (SP), faz doações de agasalhos e roupas de verão para bebês e crianças carentes.

A fabricação das peças é feita pelas próprias operárias da oficina, que produzem anualmente cerca de 1.200 peças e atendem 400 crianças.

Segundo Ednir Ramos Silva, presidente da entidade, atualmente há 60 mulheres associadas, que frequentam reuniões no último domingo de cada mês, no refeitório do Lar e Asilo São Vicente de Paulo. Os trabalhos são entregues às mulheres nessas reuniões e trazidos prontos nos próximos encontros.

A Oficina tem estatuto e é reconhecida como Entidade de Utilidade Pública, através de lei municipal. Possui Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e o Diretor Espiritual padre João Francisco da Silva.

"Nossa obra assistencial mantém-se através de colaboração espontânea das associadas e doações de voluntários. Ocasionalmente também realizamos bazares com peças de artesanato, além de rifas e campanhas de doações de tecidos”, cita Ednir.

Vilma Micali, uma das operárias que há mais tempo trabalha na Oficina, acha esse ato de solidariedade de grande importância social. "Há 34 anos estou envolvida nessa obra, e isso para mim é algo extremamente gratificante. Costuro as roupas com carinho e dedicação e me realizo sabendo que ajudo pessoas necessitadas. O fato de participar das reuniões é uma forma de fazer novas amizades e ocupar a mente com algo útil", relata.

As Oficinas de Santa Rita de Cássia tiveram início com uma jovem de Madrid (Espanha) que, aconselhada pelo seu confessor, passou a preencher suas horas confeccionando roupas para crianças carentes.

A vontade da moça em realizar esse trabalho era tão intensa que convidou suas amigas para ajudar na produção das peças. Essas mulheres reuniram-se durante algumas horas por semana e fundaram uma oficina de costura.

A idéia deu certo e muitas outras obras como essa espalharam-se pela Espanha. e pelo o Brasil.

Um padre Agostiniano, ao tomar conhecimento dos trabalhos, regulamentou as Oficinas, colocando-as sob a proteção de Santa Rita de Cássia, amante dos pobres e modelo perfeito da mulher cristã.

Em Taquaritinga a Oficina foi fundada em fevereiro de 1969, pelas Irmãs Agostinianas do Colégio Nossa Senhora da Consolação, junto às ex-alunas e sob a orientação de Ana Maria Brandão, diretora e professora do colégio, e do padre Laurentino Gutierrez.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI