Ageuniara

Yoga ajuda mulheres vítimas de violência doméstica

Por: ZILLENE TONIONNE GUIMARAES

18/11/2004

Milhares de mulheres sofrem violência doméstica todos os dias no Brasil, muito se faz para que esse trauma seja superado. Os esportes que envolvem corpo e mente são os mais recomendados, entre eles está a yoga, uma prática oriental que consiste em manter um equilíbrio entre corpo e mente.

A yoga é facilmente encontrada em academias, mas a maioria das mulheres que sofrem violência doméstica preferem ocultar-se e fazer aulas particulares em casa.

Aline Felipe pratica yoga a nove meses e diz que não pretende parar. “Desde que comecei a praticar sou outra pessoa, principalmente espiritualmente”.

Fabiana (que não quis revelar seu sobrenome) começou a praticar yoga depois que decidiu denunciar o companheiro por agressão. “Depois de dar queixa ficava me perguntando, será que a culpa não era minha, será que não era eu quem o provocava? Minha mãe não sabia mais o que fazer, em um ato de desespero contratou uma professora de yoga para mim”.

Logo no começo Fabiana já gostou da aula. “No primeiro dia já estava me sentindo muito mais confiante”. Ela se diz outra pessoa. “Hoje sou muito mais tranqüila, e determinada a mudar de vida, dar a volta por cima. Não pretendo parar nunca de praticar yoga”.

Fabiana termina mandado um recado para as mulheres que sofrem ou sofreram violência doméstica. “Yoga , pintura, artesanato, qualquer distração é valida para que essas mulheres retomem a auto estima e a confiança".



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/