Ageuniara

Projeto beneficia famílias carentes

Por: ANTONIO APARECIDO CORREA BUENO

14/10/2004

Um trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros de São Carlos(SP) em parceria com o Centro de Formação ao Adolescente (CEFA), tem feito de um curso de panificação, uma fonte de renda para as famílias de sessenta crianças carentes da cidade.

O programa "SOS Bombeiros" atende crianças e adolescentes de dez a quinze anos de idade da escola "Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais" (APAE). As aulas são de orientação educacional, reforço escolar, capoeira e outros esportes.

Os alunos aprendem ainda técnicas de salvamento, cidadania , valores e ética. As crianças freqüentam o projeto em horário diferente ao da escola.

Segundo o cabo Vicente Paula Silva que é o responsável pelo programa, durante a sua realização, os professores perceberam que algumas crianças tinham dificuldades de participarem ativamente do programa porque auxiliavam os pais com a realização de algum trabalho para gerar renda para a família.

"Resolvemos criar um projeto que amenizasse esse problema e procuramos o CEFA.Desta parceria instalamos na sede da Corporação uma padaria artesanal. Conseguimos também o apoio do Rotary Club que doou todos os equipamentos necessários,” diz o cabo.

A instrutora Sonia Carvalho é quem ensina as mães e os alunos a colocarem as "mãos na massa". Segundo ela atualmente quatro mães trabalham de segunda à sábado, quatro horas por dia, mas todas as mães que têm filhos no projeto podem participar.

"Através da padaria, as mães das crianças do projeto estão produzindo pães, rosquinhas de coco, pudins, bolos e suspiros que são vendidos num boxe da praça do comércio na baixada do mercado municipal de São Carlos", explica a instrutora.

A dona de casa Aparecida Campos que participa do projeto, gostou da idéia e diz que além de aprender como se faz pães e bolos, o dinheiro está sendo muito útil para pagar as contas no final do mês.

A coordenadora do CEFA, Fátima Edelize, afirma que, no início, a idéia era ensinar os alunos a fazerem os pães que eles comem na hora do lanche, mas aos poucos o programa tomou outros rumos e hoje eles já pensam em montar uma cooperativa para que as mães possam ter um comércio próprio.

“Esperamos que toda a comunidade continue nos ajudando, os produtos podem ser encomendados na padaria artesanal e todo o dinheiro arrecadado com as vendas é dividido entre as famílias que participam do projeto," diz a coordenadora.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/