Ageuniara

Curso móvel ensina bordado para mulheres da periferia

Por: GABRIEL CESAR ROSA DA SILVA

05/10/2004

Desde julho, trinta moradoras do bairro Jardim Maria Luiza,em Araraquara(SP), aprendem a bordar . O curso faz parte do projeto "Unidade Móvel de Corte e Costura", uma parceria entre a prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade e Sesi.

Ponto cruz, vagonite, fuxico e patchwork são algumas das técnicas de bordados ensinadas na oficina. As atividades ocorrem todas as quintas-feiras.Uma turma de 15 alunos participa das 13h às 15h e outra das 15h às 17h.

O Curso de Corte e Costura, ocorre desde abril, são duas turmas de dez alunas, das 13h às 15h e das 15h às 17h, que assistem as aulas todas as segundas-feiras.

O projeto visa capacitar a aquisição de conhecimentos de corte e costura, para melhorar a renda familiar e, conseqüentemente, a melhoria de condições de vida das mulheres da comunidade.

O que é produzido é vendido, mas a venda não é a principal função do curso. O que é produzido é fruto de aprendizado, por isso tem o preço abaixo do mercado. O foco principal do curso móvel é ensinar corte e costura.

As aulas são realizadas dentro de um ônibus inteiramente adaptado para este fim. Desde sua criação, o projeto já atendeu os bairros Parque Residencial São Paulo, Yolanda Ópice, Jardim Iguatemi, Vila Melhado e Jardim das Hortênsias. No ano passado, esteve presente no distrito de Bueno de Andrada.

O ônibus do projeto está estacionado no CER do Jardim Maria Luiza onde permanece até 30 de novembro, data final das atividades.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/