Ageuniara

Fazendas históricas de São Carlos atraem turistas

Por: FLAVIA REGINA HASILER

07/10/2004

São Carlos(SP) possui locais agradáveis para passar o final de semana com tranqüilidade e acima de tudo com conhecimento. As fazendas "Conde do Pinhal" e "Santa Maria" e o Parque Ecológico "Dr.Antônio Teixeira Viana",estão entre os locais preferidos dos turistas.

A fazenda "Conde do Pinhal" encontra-se aberta para visitação com agendamento.Pertenceu ao Conde do Pinhal e é um marco na história do município. É considerada Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo. Encontra-se conservada, com seus móveis, louças, cristais, obras de arte e quadros do tempo do Império.

No local acontecem atividades culturais como espetáculos artísticos, workshops, almoços e eventos. A fazenda oferece acomodações próprias,o que tem atraído a curiosidade de turistas, sobretudo os da capital paulista.

A fazenda "Santa Maria", também é considerada Patrimônio Histórico. Possui muito verde, cachoeiras, lago, roda de água, e um museu do café com objetos do século XIX. Abrigou escravos e imigrantes,sobretudo italianos.Possui passeios à cavalo, de charrete e um restaurante que serve comida caseira.

O Parque Ecológico ocupa uma extensa área verde de 64 hectares com lagos e cerca de 600 animais, em 93 espécies diferentes.Entre os seus recintos, estão incluídos os maiores do cerrado para animais silvestres do país. O Parque trabalha com fauna nativa e é especializado em animais ameaçados de extinção.

Uma equipe de educação ambiental é treinada para passar informações e noções básicas sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Lúcia Helena da Silva, que reside em em Mogi das Cruzes (SP) sempre que pode visita os familiares em São Carlos.Durante as visitas, aproveita para visitar as fazendas e o Parque Ecológico.

“Passear nas Fazendas, e ver os animais, me traz tranqüilidade, posso respirar ar puro e garantir um final de semana agradável, além disso temos contato com a história da cidade, adquirindo conhecimento”, garante.

A fazenda "Conde do Pinhal" fica na estrada que dá acesso à Represa do Broa, em Itirapina (SP). para maiores informações ligue para 16-3372-5683.

Para agendar visitas na fazenda "Santa Maria" ligue para 16-3371-1059. Algumas das atividades são pagas.

O Parque Ecológico localiza-se na Estrada Municipal Guilherme Scatena no Km 2. Mais informações pelo telefone 16- 3361-4456. A entrada é franca.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/