Ageuniara

Vestibulares preocupam pais e filhos

Por: ZILLENE TONIONNE GUIMARAES

01/10/2004

Com o fim de ano chegam os vestibulares e a variedade de cursos e de faculdades é enorme.Cada vez mais a dificuldade em optar por uma profissão faz com que as pessoas entrem nas faculdades e desistam no meio do curso.

Alguns estudantes que não têm coragem de desistir se formam sem gostar da profissão escolhida.Para ajudar os alunos a decidirem que caminho seguir são realizadas feiras de cursos. Os indecisos podem contar ainda com profissionais, na área de psicologia, que dão orientação vocacional.

A professora e coordenadora do curso de psicologia do Centro Universitário de Araraquara( Uniara), Rita Moreira,fala que as feiras ajudam a esclarecer os alunos.

“Nas feiras o aluno pode conversar com os professores, coordenadores, alunos que já estão na universidade e fazer sua enquete e ver no que é que ele se adequa mais".

Thamires(que prefere não revelar o sobrenome), que é estudante do terceiro colegial no COC está se preparando para o vestibular. “Ainda não sei o que prestar e tenho medo de escolher o curso errado que não se identifica comigo, mas o apoio dos meus pais é essencial. Eles têm experiência, já que minha irmã passou por tudo isso e está no terceiro ano de Farmácia. Tenho sorte, pois além do meus pais conto com minha irmã para me ajudar".

Outra aluna, Fabiana ( que também não revelou o sobrenome) cursa o primeiro ano de Direito na Uniara não teve a mesma sorte. “Sempre dizia que prestaria Letras, mas quando fui fazer a inscrição optei por Direito, minha mãe quase teve um treco, cismou que era por causa do meu namorado que também faz o mesmo curso. Se tivesse prestado Letras com certeza desistiria do curso”.

Alguns pais acreditam que, neste momento, o melhor é dar apoio e não pressionar seus filhos.“Procuro deixar claro que esta e uma decisão e é somente de minha filha e que ninguém pode fazer isso por ela, e que se ela desistir do curso não terá perdido tempo, pois quando se estuda nunca se perde tempo”, diz Maria Benedita, mãe de Thamires.

Uma coisa é certa: neste momento ter apoio dos pais e livre arbítrio para escolher a profissão é o que faz a diferença

.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/