[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
Com o fim de ano chegam os vestibulares e a variedade de cursos e de faculdades é enorme.Cada vez mais a dificuldade em optar por uma profissão faz com que as pessoas entrem nas faculdades e desistam no meio do curso.
Alguns estudantes que não têm coragem de desistir se formam sem gostar da profissão escolhida.Para ajudar os alunos a decidirem que caminho seguir são realizadas feiras de cursos. Os indecisos podem contar ainda com profissionais, na área de psicologia, que dão orientação vocacional.
A professora e coordenadora do curso de psicologia do Centro Universitário de Araraquara( Uniara), Rita Moreira,fala que as feiras ajudam a esclarecer os alunos.
“Nas feiras o aluno pode conversar com os professores, coordenadores, alunos que já estão na universidade e fazer sua enquete e ver no que é que ele se adequa mais".
Thamires(que prefere não revelar o sobrenome), que é estudante do terceiro colegial no COC está se preparando para o vestibular. “Ainda não sei o que prestar e tenho medo de escolher o curso errado que não se identifica comigo, mas o apoio dos meus pais é essencial. Eles têm experiência, já que minha irmã passou por tudo isso e está no terceiro ano de Farmácia. Tenho sorte, pois além do meus pais conto com minha irmã para me ajudar".
Outra aluna, Fabiana ( que também não revelou o sobrenome) cursa o primeiro ano de Direito na Uniara não teve a mesma sorte. “Sempre dizia que prestaria Letras, mas quando fui fazer a inscrição optei por Direito, minha mãe quase teve um treco, cismou que era por causa do meu namorado que também faz o mesmo curso. Se tivesse prestado Letras com certeza desistiria do curso”.
Alguns pais acreditam que, neste momento, o melhor é dar apoio e não pressionar seus filhos.“Procuro deixar claro que esta e uma decisão e é somente de minha filha e que ninguém pode fazer isso por ela, e que se ela desistir do curso não terá perdido tempo, pois quando se estuda nunca se perde tempo”, diz Maria Benedita, mãe de Thamires.
Uma coisa é certa: neste momento ter apoio dos pais e livre arbítrio para escolher a profissão é o que faz a diferença
.Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI