[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

São Carlos é a cidade que mais cresce na região

Por: ISRAEL MARCONDES CESAR

17/09/2004

São Carlos(SP) registrou um crescimento de 9,2%. Em quatro anos a população passou de quase 193 mil habitantes para mais de 210 mil.

Em Araraquara(SP) o aumento foi de 6,5% e em Ribeirão Preto, 7,5%. Campinas teve um crescimento menor, 6,4%. Mas a cidade passou a marca de 1 milhão de habitantes contra 969 mil de quatro anos atrás.

O professor do departamento de estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Jorge Oishi, explica porque São Carlos atrai tanta gente."Um dos fatores que faz com que muita gente venha para cá, principalmente para a indústria, está relacionado diretamente com as duas universidades públicas que nós temos aqui",diz.

Segundo o estatístico a vinda de grandes empresas atrai outras menores que fornecem serviços para elas. As universidades produzem mão-de-obra qualificada que atraem empresas de alta tecnologia.

Muitas pessoas que vêm para estudar acabam ficando e montando a própria empresa. Tem situação também que os pais dos alunos acabam gostando da tranqüilidade e dos baixos índices de violência e decidem morar em São Carlos.

O professor da UFSCar aponta também que a grande causa desse desempenho é de que São Carlos está entre as melhores cidades para se viver por causa dos baixos índices de violência.

Para o diretor regional do CIESP, Sérgio Pepino, o aumento populacional está relacionado com o aumento da oferta do número de empregos, que nos últimos anos foi de 15%.

Henrique Alves que hoje é empresário em São Carlos, veio de Minas Gerais para cursar física e nunca mais voltou. Está há sete anos na cidade. Segundo ele, o município tem uma combinação muito especial entre ciência, tecnologia e qualidade de vida.

A comerciante Xu Chunyu veio de Taiwan com a família e está em São Carlos faz três anos. Segundo ela a cidade deu oportunidade para que seus pais montassem o próprio restaurante, hoje ela faz faculdade de nutrição e diz que o são carlense é muito solidário.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/