Ageuniara

Araraquara educa jovens para reciclagem de lixo

Por: PAMELA MICHELE JERONIMO

10/09/2004

A prefeitura de Araraquara (SP) em parceria com a comunidade desenvolve o projeto de educação ambiental conhecido como "Conscientização e Valorização da Vivência em Comunidade e Cidadania” e que envolve cerca de dez profissionais das Coordenadorias do meio ambiente, participação popular e a Secretaria da Saúde.

De acordo com Fátima Gomes de Souza , representante do Centro de Educação do Meio Ambiente, o projeto desenvolve atividades que abrangem exibições de vídeos, palestras com a participação da comunidade, visitas à usina de reciclagem, coleta seletiva de lixo nas escolas e de resíduos em terrenos.

O projeto de conscientização também conta com a participação de alunos das escolas estaduais "Antonio de Oliveira Bueno", "Eudóxia Pinto Ferraz" e "Antonio Tavares P. de Lima".

Mônica Cristina de Freitas, de 11 anos, estudante da escola "Eudóxia Pinto Ferraz" que participou da visita monitorada junto com outros colegas ao aterro da usina de reciclagem – ficou encantada em descobrir que é possível fazer o asfalto com o entulho dos restos de construção que as pessoas sempre jogam fora.

O mais importante é que além de ensinar as crianças e a comunidade como preservar o meio ambiente, algumas dessas famílias juntam latinhas de refrigerantes e vendem a um ferro velho para ajudar no sustento da casa.

"Além disso os professores depois das atividades trabalham o conteúdo na sala de aula e as crianças, por meio de desenhos, mostram que aprenderam a lição", finaliza Fátima de Souza.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/