[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Sesc exibe exposição sobre Mário de Andrade

Por: ALINE MARIA LIZEO

10/09/2004

A exposição “Na Terra de Macunaíma” será exibida pelo Sesc de Araraquara (SP) até o dia 17 de outubro e mostra aos visitantes como o autor Mário de Andrade se inspirou para escrever o livro e sua relação com a cidade.

“Macunaíma” é considerada a obra mais importante de Mário de Andrade e uma das principais da literatura nacional. A obra foi escrita, em apenas seis dias, durante a visita do autor à Chácara da Sapucaia, em Araraquara(SP).

O proprietário do local, naquela época era um primo do escritor, Pio Lourenço Corrêa, a quem ele chamava de “tio Pio”, por ser bem mais velho.

Um dos idealizadores do projeto, Audálio Dantas, comenta que foi muito interessante e curiosa a criação do livro.“Mário apagava a luz porque sua tia queria que fosse dormir cedo, mas logo em seguida continuava a escrever sua obra sentado em uma mesinha no banheiro”, relata Dantas.

Araraquara não só inspirou Mário de Andrade para a publicação de uma das melhores obras literárias brasileiras, mas também para um outro dom artístico: o da fotografia.

De acordo com Fernando Granato, também idealizador da exposição, a luz da cidade surpreendeu o literário para que começasse a registrar suas próprias imagens.

“Ele começou a fotografar nessa cidade, em tempos de férias com a máquina Kodak e, por trás das câmeras estava o artista que sabia além de enquadrar, compor a cena”, afirma Granato.

A exposição “Na Terra de Macunaíma”, traz à população além desse universo de curiosidades, muitos documentos, fotos, manuscritos e mostra o ambiente em que o livro foi escrito deixando-os próximos de um grande momento para Araraquara.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/