202101221338

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Araraquara reduz índice de mortalidade infantil

Por: NATHALIA MAESTRO FIORAVANTE

03/09/2004

A taxa de mortalidade infantil de Araraquara (SP), registrou a segunda maior redução do Estado, equivalente a 48,6%, no período de 1995 a 2003.Os resultados foram divulgados pela Fundação Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados).A maior queda foi em Osasco(SP), que registrou 49,8%.

Com a redução, a taxa de mortalidade infantil em Araraquara é a segunda menor do Estado, com 11,1 mortos para cada 1.000 nascidos, ficando atrás somente de Ribeirão Preto(SP), que registrou 10,6.

De acordo com a Dra. Eliana Honain, secretária municipal de saúde, o êxito alcançado deve-se à contratação de profissionais, cada vez mais qualificados, para reforçar a equipe médica da Maternidade Gota de Leite e a implantação do Núcleo Intensivo da Saúde(NIS), nos bairros periféricos da cidade, onde a falta de informação, era a grande causa da mortalidade infantil.

Segundo Eliana, após pesquisas realizadas na cidade, com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil, constatou-se que o grande número de mortes, ocorria no período neonatal.

“Foi aí que percebemos que a única maneira de impedir a morte neonatal, era possibilitar que mulheres carentes tivessem acesso ao Pré-Natal e acompanhamento médico durante toda a gravidez, inclusive na hora do nascimento”, afirma.

Para ampliar o atendimento ginecológico às mulheres grávidas, foi implantado o Programa Saúde da Família, onde uma equipe médica visita as famílias carentes e caso seja detectado caso de gravidez, a mulher é encaminhada à Unidade Básica de Saúde(UBS), para o acompanhamento adequado.

Nos últimos anos, a Maternidade Gota de Leite, passou a contar durante o dia todo com especialistas na área pediátrica, obstétrica e anestésica.“Antes quando uma gestante chegava à Gota de Leite, era necessário acionar o anestesista, o pediatra, o cirurgião, e isso muitas vezes complicava a gravidez, que poderia causar a morte do bebê e até mesmo da mãe. Hoje ao chegar na Gota de Leite, independente de dia e horário, a gestante encontra a disposição uma equipe completa para a realização do parto”, ressalta Eliana.

A secretária também informou que quando as gestantes faltam às consultas pré-natais, a prefeitura encaminha uma notificação avisando sobre a importância das consultas. “Esse resultado muito nos alegra, pois estamos vendo nossa persistência e dedicação, gerar bons frutos”, finaliza .



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI