Ageuniara

Campanha quer evitar ataques

Por: CLAUDIA DE CASSIA BARBOSA

07/10/2004

A Vega, empresa responsável pela coleta de lixo, em São Carlos (SP), desenvolve, na comunidade, uma campanha de conscientização para evitar ataques de cachorros, durante a coleta de liso.A iniciativa envolve a divulgação de cartazes explicativos que conscientizam os moradores sobre os riscos.

A empresa também pretende fazer um levantamento para definir as áreas com maior quantidade de cães, sendo possível alertar os donos dos animais.

"Estamos visitando essas pessoas pessoalmente levando panfletos, tentando alertar sobre os riscos do ataque", confirmou o gerente da Vega Marcelo Azevedo.

Segundo a empresa, os catadores de lixo sofrem com ataques de cães que ficam irritados com a corre corre dos coletores.Cada equipe de lixeiros percorre durante o dia 50 quilômetros, coletando o lixo e tendo que ter muita agilidade para dar conta.

Em 2003 a empresa registrou cinco acidentes com catadores de lixo, sendo apenas um por ataque de cachorro, mas o funcionário ferido ficou dois meses de licença médica, período três vezes maior que a soma de dias de outros afastamentos.

O barulho do caminhão de lixo e a correria dos catadores deixam os cães bem irritados. O risco de ataque faz parte da vida dos coletores durante toda a jornada de trabalho.

"Alguns moradores não têm consciência do risco, colocam os sacos com lixo bem em frente ao portão e é aí que o cachorro coloca o focinho para fora das grades e pode nos morder, como já aconteceu comigo duas vezes”, diz Reinaldo, coletor de lixo.

Segundo ele, o descuido é constante, os portões são esquecidos e abertos. Mas há quem diga o contrário:"Não solto meu cachorro em dias que o lixeiro passa, não podemos deixar que esse tipo de coisas aconteça, sendo que nós precisamos mais dos coletores do que eles da gente” , dia Maria da Graça, dona de casa.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/