202101212341

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Colecionador de São Carlos restaura carro anfíbio

Por: ISRAEL MARCONDES CESAR

06/09/2004

Um carro que pode andar tanto na terra quanto na água. O carro anfíbio é um desafio para engenheiros e empresas automotivas de todo o mundo.Apesar de ainda não existir um modelo eficiente em escala industrial, alguns carros são tidos como relíquia.

Um modelo alemão de 1959 agora pertence a um médico colecionador de São Carlos. O amphicar é um carro anfíbio, que foi desenvolvido por uma empresa alemã no final da década de 50. O automóvel foi apresentado no salão de Genebra em 1959 e lançado em 1961, com a meta de vender 20 mil unidades.

Era um conversível de dois ou quatro lugares, com motor triumph s4 inglês de 1.150 cilindros na traseira. A transmissão de quatro marchas usava dois eixos para mover as hélices de nylon. Podia alcançar 110 km/h no asfalto e 6,5 nós na água.

O carro contava ainda com duas hélices propulsoras na traseira. Na prática o chassi de aço enferrujava facilmente no uso em água salgada, uma limitação inesperada. Além disso o amphicar era instável em qualquer condição.

A direção permanecia nas rodas dianteiras, o que resultava um enorme diâmetro de giro na água, pois a traseira não se movia como nos barcos. No final foram produzidos apenas 3.700 unidades do amphicar, que foi produzido entre os anos de 1960 e 1968.

Segundo informações de uma revista automotiva (classic show machine), atualmente existe apenas dois carros amphicar no país. Um em Porto Alegre e o de São Carlos.

O carro foi adquirido numa feira de colecionadores em Ribeirão Preto(SP), pelo médico Romeu Santini no início de 2003 que pagou R$ 10 mil reais pelo veículo. Depois da reforma, que durou um ano e meio, o carro está novo.

Um colecionador de São Paulo avaliou o veículo em cerca de US$100 mil dólares. Na reforma, toda a parte de funilaria e mecânica foi restaurada com a aquisição de muitas peças importadas.

O médico agora faz planos com seu novo carro, muito satisfeito com o resultado da restauração, pretende passar a maior parte do tempo dentro da água.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI