Ageuniara

Jaboticabal bate recorde na produção de amendoim

Por: ANA PAULA XAVIER MARCHI

20/08/2004

Jaboticabal (SP) tem tido êxito na produção de amendoim. Os produtores já consideram o Município, como o maior produtor de amendoim do Estado de São Paulo, em termos de plantio e produção Com uma área de produção de 4.500,00 ha, na safra 2002/2003, a produção foi de 652.500,00 sacas de 25 quilos.

O amendoim produzido em Jaboticabal, é conhecido como " Amendoim das águas" e é cultivado na entressafra da cana-de-açúcar, onde seu plantio acontece no período de setembro a outubro e sua colheita ocorre em março.

A exportação do amendoim, cresce, em média 30% ao ano, pois é muita produção para permanecer somente no Brasil. Mas para chegar a exportação, o amendoim passa por um processo longo: planta, colhe, beneficia o amendoim, a empresa seleciona, seca para garantir a qualidade do produto e distribui para empresas alimentícias do Brasil.

Os produtores tentam controlar a quantidade de aflatoxina (um fungo também encontrado em alguns cereais), porque se ultrapassar a quantidade de 20 partes por bilhão, o produtor tem um prejuízo enorme e atrasa a produção no mercado e esse controle se dá secando o amendoim, baixando a umidade a níveis seguros.

Os maiores compradores de amendoim em Jaboticabal são: Sementes Esperança e Coplana e também são os maiores produtores da região e exportadores, pois ficam atentos na cotação do dólar para não ficarem no prejuízo.

Com a diversificação da plantação em terras canavieiras, fazem com que apareça mais empregos e não fiquem na sazonalidade.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/