Ageuniara

Uniara desenvolve projeto para portadores de deficiência visual

Por: TIAGO ROBERTO GUIDELLI

02/06/2004

A Uniara em parceria com a Academia Piscinão, a Associação Para Apoio e Integração do Deficiente Visual ( PARADEV) e Fundesport, desenvolve todos os sábados das 11h às 11h45 , um projeto voltado para ensinar a prática de natação para portadores de deficiência visual.

O projeto,que acontece na Academia Piscinão, em Araraquara(SP), faz parte da extensão universitária dos alunos do curso de Educação Física da Uniara.

A idéia de dar aula para portadores de deficiência visual começou com o ex-aluno, do curso de Educação Física, Aparecido Fusco, que tem uma cunhada com esta deficiência e via na prática da natação uma forma de ampliar os horizontes dos deficientes.

O professor Ms. Paulo Henrique Verarde da Uniara aprovou a atitude de Fusco e decidiu ampliar o projeto para a extensão universitária.

A Uniara tem a participação dos alunos, o professor Verarde e oferece materiais específicos para ministrar as aulas aos portadores de deficiência visual.

O projeto conta com a participação dos alunos Ariane Lopes de Aquino, Diego Adorna Marini, Alain Carlos Jardin e Juliano Alves Prado, todos do 4º ano de Educação Física.

O projeto está em desenvolvimento há cinco meses e possui doze alunos. A faixa etária é variada e tem desde um aluno de nove anos até adultos.As crianças estão em processo de adaptação, mas os adultos disputam competições.

"A nossa intenção é de aumentar os dias de aula e ampliar o número de alunos, e com isso formar além dos sábados uma turma na quarta-feira , mas o que não permite estas aulas é o transporte para os deficientes que fica inviável", comenta Verarde.

Com as aulas de natação os graduandos pretendem ensinar a prática do esporte, e por meio da recreação educativa, ajudar os portadores de deficiência visual.

Para o graduando Juliano Alves Prado a carga horária destinada à extensão universitária é o que menos importa, pois a satisfação de praticar um ato social em pról de pessoas necessitadas é suficiente para sua formação profissional.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/