Ageuniara

Casa da Criança desenvolve projeto

Por: BRUNA MARIANE BOTTURA

15/05/2004

p>A Casa da Criança, uma instituição de Taquaritinga (SP) que abriga crianças cujos pais não têm condições morais, emocionais e financeiras para criá-las, conta com a ajuda da população para a iniciativa do projeto "Família de Apoio".

O programa visa um trabalho voluntário de famílias, cadastradas e autorizadas pela Justiça, sem vínculo de parentesco, que passam finais de semana e feriados com a criança.

O juiz tira a guarda das crianças dos pais de famílias desestruturadas que apresentam problemas com drogas, álcool e maus tratos, e encaminha os menores para a Casa da Criança, na qual são assistidos por médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e pedagogos.

De acordo com a coordenadora da Casa, Miriam Costantini, a família do abrigado é avaliada por assistentes sociais do fórum, que fazem visitas alternadas nas residências das mesmas, e quando há a recuperação dos pais, a criança volta para seu lar de origem.

"Os menores permanecem no abrigo, por tempo indeterminado, pois a recuperação dos pais é um processo lento", ressalta Miriam.

O projeto tem como objetivo fazer com que a criança se desenvolva e participe de um ambiente familiar."Qualquer pessoa pode ser cadastrada como família de apoio, basta que tenha todos os documentos em dia e que não apresente problemas com dependência química", explica.

Segundo ela, o programa é importante para que as crianças se sintam amadas.A instituição é mantida pela prefeitura de Taquaritinga, que é a responsável pelas despesas dos funcionários, da alimentação e da saúde das vinte quatro crianças acolhidas atualmente no local.

A Casa da Criança também conta com o apoio de voluntários e das doações dos munícipes."Apesar de serem bem cuidadas, torcemos para que as famílias se reestruturem e resgatem as crianças. O que é vital para a formação emocional das mesmas", conclui Miriam.

Para as pessoas que quiserem fazer doações ou conhecer o projeto o telefone de contato é (16)3253-5783



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/