202101190947

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Convênio prevê desenvolvimento de plantas medicinais

Por: FABIO DA SILVA ADAO

30/06/2004

Um convênio de cooperação técnico-científica firmado entre a Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, por meio da sua unidade técnica "Farmanguinhos", com a Associação dos Produtores de Agricultura Familiar Terra Rica, de Córrego Rico, localizada no município de Jaboticabal(SP), tem tido bons resultados.

Assinado em 18 de setembro de 2002 pelo presidente da Associação dos Produtores de Agricultura Familiar Terra Rica de Córrego Rico, José Cícero Gomes e pela coordenação de convênios da Farmanguinhos, representado por sua diretora Eloan dos Santos Pinheiro, tem como intenção desenvolver uma unidade de produção agrícola de plantas medicinais padronizadas, do Programa Farmácias Verdes, através da transferência de tecnologia tanto econômica quanto social e ambiental.

O valor total do projeto é de R$ 148.695,15, depositados na conta Corrente da Associação. Este recurso foi empregado na aquisição de uma grade, uma rocadeira, um trator, uma desidratadora e na construção do barracão.

O barracão, onde será instalada a unidade de produção, mede aproximadamente 200 metros quadrados e será construído por quatro firmas diferentes, que venceram licitação, sendo três de Jaboticabal e uma de Monte Alto.

Cada uma se encarrega de uma etapa da construção, desde o alicerce até o acabamento. O contrato especifica que a Terra Rica deverá prestar informações e esclarecimentos sempre que solicitados, apresentar no prazo determinado relatórios de prestação de contas dos recursos recebidos e fazer constar o apoio da FIOCRUZ nos materiais de divulgação, que porventura venham a ser publicados.

Segundo a vice presidente da Associação, Tânia Mara Baldão, moradora do lote 43, apelidado com o nome fantasia de Sítio Nossa Senhora, a Terra Rica é uma Associação composta por 32 das 47 famílias do Assentamento. "No projeto das ervas medicinais, está diretamente envolvido um grupo de dez famílias, que demonstraram interesse imediato, mas isso não impede que as demais famílias também contribuam", disse.

Para o presidente da Associação, José Cícero Gomes, já existem plantações de ervas medicinais em alguns lotes e há a intenção de ampliá-las. Ele disse ainda que a fábrica de manipulação de ervas tem inauguração prevista para o dia 29 de maio, exatamente para coincidir com o 6º aniversário do Assentamento e será abastecida exclusivamente com as ervas colhidas nos lotes, para propiciar a integração das famílias com o empreendimento.

Os assentados disseram que a FIOCRUZ tem intenção de construir um laboratório de pesquisas no Distrito de Córrego Rico ou em Jaboticabal para auxiliá-los no desenvolvimento de pesquisas de caráter medicinal ou homeopáticos.

Não ficou determinado a data do término da vigência do contrato, mas ficou claro que, se isso acontecer, ficará a critério da FIOCRUZ ceder ou não as máquinas compradas e as benfeitorias construídas para a Terra Rica.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI