Ageuniara

Melhado possui pista de saúde e revitalização esportiva

Por: TIAGO ROBERTO GUIDELLI

11/05/2004

Desde agosto de 2003, moradores da Vila Melhado em Araraquara(SP), fazem uso da pista de saúde e revitalização esportiva "José Maria Melhado", localizado ao Teatro de Arena.

A construção da pista, que possui quinhentos metros de comprimento, surgiu da necessidade das pessoas terem um lugar para caminhar e fazerem exercícios físicos, pois as ruas do bairro são muito movimentadas por carros, correndo o risco de acontecer algum tipo de acidente.

A idéia da construção da pista foi elaborada pelo morador do bairro Nilson Roberto Britto(Axé), formado em Engenharia Elétrica na Universidade de São Paulo(USP),em São Carlos(SP).

Ele conta que quando estudava caminhava constantemente na pista da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e sentiu a necessidade em ter uma pista para o bairro, pois não tinha nada deste tipo.

"Todo dia levava o meu cachorro para passear e quando passava em frente ao terreno, que hoje é a pista, não me conformava em ter um terreno daquele porte em estados precários", diz

Axé enfatiza que "as pessoas caminhavam pelas ruas perigosas e calçadas precárias e aquele terreno da prefeitura que poderia ser feito alguma coisa estava abandonado".

Juntamente com seu pai, Paulo Luiz Britto, iniciaram um projeto junto à comunidade para mostrar a necessidade da pista.

Britto via nas igrejas a forma mais fácil de mobilização das pessoas, pois o Melhado conta com duas associações de bairro, mas não são estruturadas e as pessoas não fazem conhecimento das mesmas.

O projeto foi tomando forma na gestão do prefeito Edinho Silva(PT), quando começou o Orçamento Participativo. Enquanto a maioria das pessoas queriam benfeitorias individuais como, retirada e poda de árvores, recapeamento de asfalto, Britto estava projetando algo para o uso de todos os moradores.

Outro fator que culminou para a construção da pista foi a pesquisa realizada junto aos moradores e dados da prefeitura.

Nesta pesquisa constatou-se que a expectativa de vida dos moradores é de 78 a 82 anos, sendo superior aos dos países europeus de 72 a 78 anos, e os problemas que levam a óbito estavam relacionados a doenças cardiovasculares e de obesidade.

"O projeto da pista foi aprovado pelo Poder Executivo e Legislativo sem sofreR emendas. O custo da pista foi de aproximadamente noventa mil reais", salienta Britto.

O morador do bairro, Luiz Palombo, freqüenta a pista desde sua inauguração e comenta que antes de ser construída, a sua caminhada era feita nas ruas, mas não tinha segurança devido ao movimento dos carros.

Palombo ressalta que a pista é boa para as pessoas idosas, porque elas não se arriscavam a sair pelas ruas, pois tinham medo de cair nas calçadas esburacadas.

A pista está aberta diariamente das 7h às 22h, sendo que seu horário de maior freqüência é o período da manhã



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/