202101231341

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Açúcar e álcool movimentam economia em Novo Horizonte

Por: ANA PAULA ROSA

27/04/2004

O surgimento e progresso de empresas do setor álcool-açucareiro, como a Usina São José da Estiva S.A. e a Usina Santa Isabel Ltda, geram desenvolvimento no setor empresarial e econômico de Novo Horizonte (SP).

A Usina São José , por exemplo, de propriedade do grupo Biasi, teve seu início em 1961 a partir da idealização de José Willibaldo de Freitas e dos colaboradores Dr. Antônio Ribeiro do Vale, Juca Borges e Floriano Tarsitano.

Para que a produção pudesse ser efetivada, o maquinário necessário foi adquirido por meio de um empréstimo do valor, na época, de Cr$ 500 mil cruzeiros cedido por Gino de Biasi. A Usina foi inaugurada em 19 de março de 1964.

Com o slogan "40 anos" de atividade e geradora de 5000 empregos diretos e indiretos,a Usina São José se dispõe do álcool hidratado, cuja última verificação chegou a 92.000.000 litros e do açúcar, chegando a 2.342.400 sacas da cana-de-açúcar e um total de 1.814.181 toneladas de cana moída.

A Usina também conta com a produção da levedura seca e de espaço para a criação bovina, na qual atinge 10.000 animais por ano. "Nossa meta é aprimorar a qualidade destes produtos, porém, nunca foi descartada outras possibilidades de mercado", comenta Rosmarly Barbosa Guerra , avalista de Recursos Humanos da Usina.

Através de parcerias com a Copersucar e a Teadit, a Usina São José desenvolve novas tecnologias: um papelão hidráulico sem amianto, para diminuição de custos e o melhoramento do açúcar tipo VVHP para o mercado externo, além de ter sido implantado a ISO 9000 ( Organização Internacional para a Normalização).

A Usina investe em programas na área da saúde, educação, alimentação e lazer. Conta também, com selo da Fundação Abrinq ( Empresa Amiga da Criança).

A Usina Santa Isabel Ltda., fundada em 1978 por Alcides Luiz Graciano, iniciou sua produção com o aguardente de cana-de-açúcar, passando a produzir em 1983 álcool hidratado carburante e em 1998 o açúcar cristal.

Atualmente emprega 1.200 funcionários, produz álcool hidratado e anidro a uma produção de 70.000 metros cúbicos e o açúcar cristal para indústria e revenda, que atinge 90.000 toneladas.

Com a conquista de uma tecnologia, na qual, a capacidade de processamento chega a 1,2 milhões de toneladas, a Santa Isabel, abriu novos mercados através de exportações do tipo tradding (canal de negociação para exportação que busca melhores preços com transporte, não só de um produto, mas sim, de vários e de diversas empresas).

A Usina tem participação em atividades sociais em conjunto com outros setores da cidade."Teve o seu reconhecimento em 1999 através do Diploma Empresa Amiga da Criança , pois beneficia crianças e jovens", afirma Eumy Ribeiro Graciano , diretora financeira.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI