[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Casal faz muro com latinhas de alumínio

Por: ANGELICA REGINA GONCALVES

30/06/2004

O casal de aposentados, Laura e Bento Pereira da Silva, moradores do bairro São José, em Araraquara(SP), construíram um muro com latinhas de refrigerante e cerveja. Eles querem aproveitar o tempo para cuidar dA casa.

Além de um quintal bem cuidado, encontraram uma maneira de acabar com o sol que passava por cima do pequeno muro de alvenaria, deixando o carro exposto ao sol.

O empreendimento começou a despertar a curiosidade dos moradores do bairro, depois que a casa vizinha foi demolida e o muro pode ficar visível.

De acordo com Bento, o muro não ficou bonito, mas chama a atenção e resolveu o seu problema.

"A idéia surgiu porque o muro de casa sempre foi baixo, tirando a minha privacidade, pois das casas vizinhas era possível ver todo o meu quintal. Também havia a preocupação com o carro que ficava exposto ao sol", conta Bento.

O casal começou fazendo a parte que era necessária para proteger o carro e decidiu dar continuidade a obra-prima.

De um lado da casa o muro tem 30 metros de comprimento por dois de altura, só de latas. O outro lado, ainda não foi concluído, pois não causa tanto incômodo e sua extensão é menor.

Bento não é catador de latinhas. Ele adquiriu o material através da cooperação da família e alguns amigos, assim ele vai construindo o muro conforme o material vai chegando.

O aposentado usou a criatividade, fazendo com que as latas decorassem a garagem de sua casa.

Segundo ele a idéia surgiu e nem pensou na alvenaria, gostou e continuou fazendo.Para colocar sua idéia em prática, foi utilizado um alambrado por toda extensão do muro, as latas vazias são furadas e amarradas com um arame que passa por dentro delas, na vertical, e a sustentação é reforçada por mais um arame na horizontal.

Todas as latas são colocadas de cabeça para baixo, para não acumular água. Já foram utilizadas mais de seis mil latas na construção do muro. Como são de alumínio, elas deverão enferrujar, mas não serão trocadas, pois quando perderem a estampa, o projeto é pintá-las de uma única cor.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/