202101182306

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

DAAE possui duas estações de tratamente de água

Por: DENIZE SIMONY JANUARIO

23/04/2004

O DAAE ( Departamento de Água e Esgoto) de Araraquara(SP), possui duas Estações de Tratamento de Água (ETA): uma na Fonte e uma no Paiol.

A ETA da Fonte possui capacidade de tratamento de 600 litros por segundo e recebe água de dois ribeirões: Cruzes e Anhumas. A ETA do Paiol possui uma capacidade menor de tratamento: 80 litros por segundo e recebe água apenas do ribeirão Paiol.

As etapas de tratamento da água da cidade envolvem Coagulação e Floculação. O processo de Coagulação, por exemplo, é feito pela adição de Cloreto Férrico para transformar as impurezas da água.

Primeiramente, é adicionada a solução de Cal e Cloreto Férrico no canal de entrada da ETA. Em seguida, a água vai para o tanque de Pré-Floculação para que o Coagulante e o Cal se misturem uniformemente.

Na Floculação, a água é submetida a uma agitação para possibilitar que os flocos se agreguem com os sólidos em suspensão para uma decantação mais rápida.

Na etapa da Decantação há a remoção de partículas em suspensão. As partículas que são mais densas do que a água vão para o fundo do decantador.

O processo de Filtragem também é importante. Por meio de membranas e leitos porosos acontece a retenção das partículas sólidas.

A Cloração que é a desinfecção da água pela utilização de cloro gasoso ou hipoclorito de sódio é outra parte importante do processo e, da mesma forma a Fluoretação que é adição de Ácido Fluossilícico visando a prevenção da cárie infantil.

A água para o abastecimento da cidade é coletada em pontos de captação superficial e captação subterrânea (poços profundos).



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI