202101271411

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Oficinas Culturais oferecem 20 mil vagas

Por: VANESSA DE CASSIA PRESSE

15/04/2004

O Projeto "Oficinas Culturais" da Secretaria do Estado da Cultura do Governo de São Paulo está oferecendo 20 mil vagas de cursos gratuitos para a população da capital e interior.

As oficinas realizam, neste primeiro semestre, workshops, palestras, encontros, exposições, espetáculos e oficinas nas áreas de acervos culturais, administração cultural, arte- educação, artes- gráficas, artes plásticas, cinema, circo, dança, design, fotografia, história em quadrinhos, literatura- leitura, meio ambiente, música, patrimônio histórico, rádio, teatro e vídeo.

A Secretaria é quem custeia totalmente o projeto e oferece uma verba por programação. Os coordenadores das oficinas montam uma programação semestralmente e enviam a uma equipe técnica que avalia , seleciona e aprova.

Os professores que também passam por uma seleção abrem uma conta onde o salário ganho por aula/hora é depositado.

Em São Carlos (SP) a Oficina Cultural Regional "Sérgio Buarque de Holanda" realiza parcerias para atender os municípios vizinhos e nesses 12 anos de trabalho passaram milhares de pessoas num trabalho dinâmico, criativo e multiplicador.

Segundo Maria Inês Cornicelli Botta, coordenadora da Oficina, na cidade, há nove anos, a importância desse projeto é o desenvolvimento da cidadania.

"Encontramos aqui pessoas das classes A, B, C e D que se integram, se misturam, fazem suas aulas juntas e isso sim é que é interação do ser humano”, diz ela.

A realização de atividades de formação cultural para um público diversificado visando iniciar ou ampliar práticas sócio- culturais nas diversas áreas e linguagens culturais é um dos principais objetivos das oficinas.

Para Kate de Andrade, que participou, em São Carlos, da oficina de teatro durante três anos, projetos culturais desse nível são oportunidades que os jovens não devem perder, pois eles ampliam seus conhecimentos, práticas, reflexões, experiências e vivências.

"Atualmente as Oficinas Culturais podem ser definidas como o principal caminho para o resgate da cidadania, através do fazer cultura", finaliza Maria Ines

.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI